PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Confira a avaliação que o HU de Lagarto teve dos seus usuários

HUL foi bem avaliado pelos usuários

Depois de tantas reclamações por demora no atendimento e pela superlotação, o Hospital Universitário de Lagarto passou por uma pesquisa de satisfação, que foi realizada entre os dias 22 de junho e 1° de julho deste ano. Conduzida pela Ouvidoria-geral da Ebserh, a pesquisa de caráter interno ouviu 317 pessoas.

Na ocasião, foram avaliados quesitos como atendimento e assistência; higiene e limpeza; tempo de espera pelo atendimento; nível de confiança e indicação do hospital; além da questão da estrutura da unidade hospitalar em termos de conforto, espaço físico e nutrição clínica.

HUL foi bem avaliado pelos usuários

No quesito que avalia a Higiene e Limpeza da unidade hospitalar, englobando tanto os consultórios quanto as enfermarias (incluindo salas de atendimento, banheiros e espaços de circulação no qual o usuário teve acesso), 100% dos usuários avaliaram como bom esse quesito. O HUL adota atualmente o Caderno de Boas Práticas em Hotelaria Hospitalar, documento que orienta as atividades de hotelaria para qualificar o atendimento, fortalecendo a cultura de indicadores e melhorias contínuas.

No item Organização do Hospital, abrangendo questões como atendimento, rotinas, fluxos, informações claras sobre formas de agendamento de consultas e exames, o índice de satisfação com o hospital Universitário de Lagarto chegou a mais de 85 por cento. O mesmo percentual de 85% foi verificado em relação ao quesito Refeições, que abrange qualidade, temperatura, apresentação e variedade das refeições ofertadas aos usuários da unidade hospitalar.

No item Atendimento e Assistência da Equipe, compreendendo resultados referentes à satisfação dos usuários quanto ao atendimento da equipe de recepção e portaria, bem como do atendimento e assistência prestada pelas equipes médicas, de enfermagem e multiprofissional, o HUL também obteve índice acima de 85% de satisfação. Para isso o hospital tem investido em capacitações, ações junto aos núcleos de humanização e ciclos de rodas de conversa envolvendo profissionais e usuários da unidade hospitalar.

Atendimento de porta e ambulatorial

No item Tempo de Espera pelo Atendimento, que avalia a percepção do usuário quanto ao tempo de espera no momento em que será realizada a consulta/internação, o índice de satisfação foi de 60% para o atendimento de porta (Pronto Socorro) e de mais de 80% para o atendimento ofertado no Ambulatório de Especialidades do HUL.

Na última avaliação, referente ao segundo ciclo de pesquisa de 2018, o índice relativo ao tempo de espera no atendimento de porta ficou em 42,09%. Sendo o HUL referência para atendimento de Urgência e Emergência, várias ações têm sido adotadas para a melhoria desse quesito, como reajustes em escala, otimização de triagem, convocação de novos profissionais, utilização de indicadores de qualidade, além de tratativas com os demais gestores de saúde para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde para a região Centro Sul de Sergipe.

Nesse processo de construção visando o melhor acolhimento e atendimento, ressalte-se a ampliação do funcionamento do Ambulatório de Especialidades do HUL com a oferta de consultas com profissionais médicos em cerca de 30 especialidades para o público adulto e pediátrico – o encaminhamento é feito via sistema estadual e municipal de regulação. O Ambulatório de Especialidades funciona no Centro de Simulações e Práticas do Campus UFS Lagarto.

Consulta de retorno e exames

Também foi avaliado pela pesquisa de satisfação o tempo de espera para agendamento de consulta de retorno, que obteve 50% de satisfação para o atendimento de porta e mais de 80% de satisfação para o atendimento no Ambulatório de Especialidades. E o índice de satisfação em relação ao tempo de espera para agendamento ou realização de exames na internação ou ambulatório, que obteve mais de 80% de satisfação por parte dos usuários consultados.

Publicidade
Publicidade