PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Confira os principais benefícios de uma dieta rica em peixe para a saúde

delicious roasted dorado or sea bream fish with lemon and orange slices, spices, fresh parsley and spinach on white platter on old dark wooden table view from above

Está certo que já se passaram alguns dias desde a última Páscoa, mas há um alimento, símbolo desse feriado que deve fazer parte de nossa dieta, não só na época dessa festividade, mas durante o ano inteiro: o peixe. Rico em nutrientes, proteínas e gorduras insaturadas, como o Ômega 3, que proporciona inúmeros benefícios ao organismo, o peixe é considerado um dos alimentos mais saudáveis que existem.

Principais benefícios

Especialistas recomendam o consumo de peixe de uma a duas vezes por semana para se obter os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Além de ser fonte de Ômega-3, os peixes são ricos em outras vitaminas e minerais como a vitamina A, complexo B, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, potássio, entre outras.

A frequente ingestão de peixe ajuda a manter o bom funcionamento do sistema cardiovascular, por reduzir o risco de doenças do coração (vale lembrar que tipos como cavalinha, peixe-espada, tubarão e marlim devem ser evitados pelo alto teor de mercúrio, que pode elevar o risco de ataques cardíacos), e auxilia no emagrecimento por ser uma carne magra, fonte de massa muscular e gorduras saudáveis.

Por ser um alimento rico em ácidos graxos, como o Ômega-3, o peixe ainda atua na saúde cerebral.  Estudos mostram que uma dieta rica no consumo de peixe ajuda aaumentar a quantidade de massa cinzenta presente no cérebro, protegendo contra a ação deteriorante do envelhecimento e reduzindo o risco de desenvolver doenças que afetam funções cognitivas e oculares, como o Alzheimer. A matéria cinzenta é o principal tecido cerebral, contendo todos os neurônios responsáveis pelo armazenamento de memórias e processamento de informações.

Durante o processo de formação fetal, os nutrientes e ácidos graxos que compõem os peixes, como o Ômega-3, têm influência no desenvolvimento da função motora e, segundo estudo científico da revista Scientific Reports, crianças que ingerem peixe com frequência dormem melhor à noite do que as que não ingerem essa proteína.

O Ômega-3

O Ômega-3 é um ácido graxo, tipo de gordura insaturada que o organismo humano não consegue produzir, mas que proporciona diversos benefícios. Há três tipos de Ômega-3, sendo eles o ácido alfa-linolênico (ALA), o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA). Grande parte dos benefícios do Ômega-3 está ligada aos tipos EPA e ao DHA (encontrados em animais marinhos), e não ao ALA, que é de origem vegetal.

No corpo humano, o Ômega-3 exerce papel fundamental na produção de hormônios que controlam a contração e o relaxamento das paredes arteriais e também nos processos metabólicos ligados à coagulação e a alguns processos inflamatórios. Dessa forma, o Ômega-3 atua na prevenção de problemas cardíacos como infarto, aumento da pressão arterial e arteriosclerose (obstrução do fluxo sanguíneo nas artérias), e ainda ajuda na diminuição do colesterol ruim.

O ácido graxo também influencia na redução das taxas de glicose sanguínea, na melhora do quadro de artrite reumatoide, na melhora do quadro de depressão, contribui com a formação da retina ocular; com o funcionamento adequado do sistema imunológico; com a formação das membranas celulares; com a síntese de hormônios, com a manutenção da saúde da pele, atua na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama, próstata e o intestinal, dentre outros benefícios.E segundo um estudo da Universidade de Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, publicado na American Journal of Respiratory e Critical Care Medicine, o Ômega-3 também atua na redução dos sintomas da asma infantil.

Emagrecimento

Além das vantagens já citadas, o Ômega-3 tem papel fundamental no emagrecimento. Isso porque ao reduzir os processos inflamatórios, o ácido graxo acaba controlando a liberação de hormônios que atuam na sensação de fome e saciedade e ainda controla a insulina, evitando problemas como retenção de líquidos. O ácido graxo também tem influência na aceleração do metabolismo, estimulando a queima de gorduras saturadas e ainda ativa uma proteína celular conhecida como PPAR-gama. Quando acelerada, essa proteína melhora a atuação da insulina nas células, facilitando a tarefa de converter açúcar em energia.

Principais fontes de Ômega 3

O Ômega-3 pode ser encontrado para consumo principalmente em peixes de água fria, como Arenque, Sardinha, Salmão, Atum, Bacalhau, Linguado, Truta e Namorado, pois, como eles vivem em ambiente frio, acabam acumulando mais gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, principalmente Ômega-3. O ácido graxo também pode ser obtido em alimentos de origem vegetal como oleaginosas (nozes e sementes de linhaça e chia) e ainda por meio de suplementos vitamínicos e óleo de peixe.

Em casos de baixa concentração de Ômega-3 no organismo, o que pode levar a diminuição da capacidade cognitiva, problemas cardíacos e fadiga, entre outros, o uso de suplementos ou óleo de peixe (rico em Ômega-3) pode ser recomendado por orientação médica. Vale ressaltar que a quantidade diária recomendada para consumo de Ômega-3 varia entre 1g até 3g por dia. 

Publicidade
Publicidade