PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Conheça um pouco mais sobre a Pediatria

Pediatra

O pediatra é um dos mais importantes profissionais da área médica. Ele cuida da primeira fase da vida, a infância e, no último sábado (27) comemorou-se o seu dia. E, quem falou sobre a profissão foi a médica Roseane Lima Santos Porto, diretora Técnica da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). Ela explicou sobre o papel do pediatra na consulta do pré-natal e nos dois primeiros anos de vida da criança, bem como na prevenção de doenças da vida adulta.

Ela comentou que a Pediatria é, antes de tudo, uma especialidade médica que lida com a prevenção de doenças. “Acho importante a desconstrução da Pediatria baseada na ida ao médico apenas quando a criança apresenta algum sintoma e quando está doente. Queremos mudar essa cultura e introduzir a consulta ao pediatra durante o pré-natal, por ser de grande relevância para o bebê e para a família”, disse Roseane Porto.

Roseane Lima Santos Porto, diretora Técnica da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL).

A médica explicou que um dos fatores principais que norteiam a consulta no pré-natal com um pediatra é a criação de um vínculo com a família e já que ele deverá ser o médico da criança por um bom tempo, é de grande importância dialogar a respeito das novas rotinas que vão surgir com a chegada de um bebê no ambiente da casa. Ela observa ainda que é importante investigar a história médica familiar, da gestação e das conexões familiares.

Informação

“Fornecer aconselhamento e informação sobre o parto, principalmente em relação ao recém-nascido, tais como a possibilidade e estímulo do contato pele a pele e da amamentação na primeira hora de vida (boas práticas) são benefícios da consulta no pré-natal”, ressaltou a profissional médica.

Roseane salientou que o seguimento do pediatra deve começar no pré-natal e seguir de maneira mais intensa, com consultas mais próximas, principalmente até os dois anos de idade. As intervenções precoces favorecem a identificação de problemas nutricionais e no desenvolvimento neuropsicomotor.

Prevenção

 A diretora falou ainda que o pediatra tem um papel importante na saúde da pessoa ao longo de toda vida. “O pediatra, junto com o hebiatra (médico que cuida da saúde do adolescente), atendem nas duas primeiras décadas apenas, mas a qualidade desse atendimento pode ser fundamental para a pessoa ter vida longa e de boa qualidade”, atentou Roseane.

Ela ressaltou que muitas doenças que se manifestam na idade adulta começam muito cedo. “O exemplo mais conhecido e estudado é das doenças cardiovasculares. A deposição de gordura nos vasos começa ainda nos primeiros anos de vida e os sintomas só aparecem mais tarde. O pediatra precisa saber, por exemplo, se no histórico médico da família há registros de doenças cardíacas, diabetes, osteoporose”, concluiu.

Fonte: SES

Publicidade
Publicidade