PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Conselho Tutelar de Lagarto abrirá inscrições para as próximas eleições

Processo escolherá os cinco novos conselheiros tutelares

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Lagarto publicou edital do Processo de Escolha Unificado dos Membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024-2028. As inscrições devem ser efetuadas pelo próprios interessados, com base no distrito que pretende concorrer:

Confira os locais, datas, e horários para a inscrição

1º Distrito: na sede do CMDCA de Lagarto, à Rua Hipólito Santos, nº 148, centro, entre os dias 2 a 26 de maio de 2023, de segunda à sexta das 8h às 13h.

2º Distrito – Colônia Treze: no Centro de Referência da Assistência Social “Nelson Batista dos Santos (CRAS 3), situado à Rodovia Antônio Martins de Menezes, 93, também no período de 2 a 26 de maio, de segunda à sexta, das 8h às 13h.

Documentos necessários para inscrição

– Certidão Negativa de distribuição de feitos criminais e civis, emitida pelo Tribunal de Justiça do Estado (original, com certificação digital);

– Certidão de natureza cível e penal, emitida no sítio eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado (original, com certificação digital);

– Certidão de antecedentes criminais, emitida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (original, com certificação digital);

– Cédula de Identidade (cópia, com apresentação do documento original);

– Comprovante de residência atualizado há 30 dias, no máximo (cópia, com apresentação do documento original);

– Título de Eleitor (cópia, com apresentação do documento original);

– Certidão de quitação eleitoral (original com certificação digital);

– Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Ensino Superior (cópia com apresentação do documento original);

– Apresentar quitação com as obrigações militares, no caso de candidato do sexo masculino (cópia com apresentação do documento original);

– 2 (duas) fotografias atuais, tamanho 7×5, tipo passaporte (originais);

– Requerimento de inscrição devidamente preenchido (original);

– Declaração de experiência de, no mínimo, 2 (dois) anos na promoção, proteção ou defesa dos direitos da criança e do adolescente, a ser comprovada por documento expedido por entidade que atue na proteção da criança e do adolescente (original).

Eleição e posse

A eleição ocorrerá de forma unificada em todo o território nacional no dia 1º de outubro de 2023. Já os eleitos tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024.

O que é o Conselho Tutelar?

É um órgão permanente, autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelos direitos da criança e do adolescente, em nome da sociedade, como definido estatutariamente. A função de Conselheiro Tutelar é remunerada, gozando os conselheiros dos direitos previstos no artigo 134, incisos I a V da Lei Federal 8.069/90, com alterações definidas pela Lei Federal 12.696/12. O Conselheiro Tutelar tem dedicação exclusiva, vedado o exercício concomitante de qualquer outra atividade pública ou privada, considerando que o Conselho Tutelar possui funcionamento permanente e ininterrupto.

Publicidade
Publicidade