PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Construção de faculdade movimenta mais de 280 empregos em Lagarto

Empreendimento deve ofertar 2.400 vagas em três anos

A economia na cidade de Lagarto, no Centro-Sul do estado, tem passado por um período diferenciado de expansão na última década. O desenvolvimento é notado nos setores do comércio, da indústria e da agropecuária. E de modo semelhante, o município se transformou em polo de atração de estudantes universitários.

Em 2015, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) instalou sede definitiva em Lagarto. Agora, um grupo empresarial escolhe o município para iniciar o funcionamento da sexta unidade. A obra contou com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que correspondem a mais de 84% do valor total do projeto, orçado em R$ 15,7 milhões.

Além da construção civil, o crédito foi utilizado na aquisição de máquinas, equipamentos, móveis e utensílios. Segundo informações da empresa, a obra movimentou mais de 150 empregos indiretos e, até a próxima etapa, devem ser gerados 237 empregos diretos.

“A instalação da unidade em Lagarto atende ao plano de expansão do grupo empresarial, que conta com um centro universitário e cinco faculdades”, diz o sócio-proprietário Wilson Santos.

O novo campus abriga salas de aula e laboratórios dos cursos de Engenharia Civil, Enfermagem, Ciências Biológicas, Pedagogia e Arquitetura e Urbanismo. A perspectiva é atender à demanda da juventude por cursos de ensino superior na região. De acordo com o Ministério da Educação, mais de 4 mil jovens cursam o Ensino Médio em Lagarto. O levantamento é do ano de 2013.

“Recebemos a autorização do MEC para abrir o curso de Direito, que começará a funcionar no primeiro semestre de 2018. O financiamento do Banco do Nordeste foi necessário para impulsionar o projeto, porque não teríamos recursos para o investimento”, conta Wilson.

Em três anos, o planejamento da empresa inclui a oferta de mais sete cursos: Comunicação Social, Farmácia, Psicologia, Engenharia Agronômica, Física, Nutrição e Odontologia. Dessa forma, a previsão é atingir a oferta de 2.400 vagas.

“Trata-se de um empreendimento estratégico para a cidade de Lagarto, município com mais de 104 mil habitantes. O campus oferece à população o que há de melhor em ensino superior na região, com metodologia moderna, infraestrutura confortável e professores qualificados”, explica o gerente da agência do BNB em Simão Dias, Rui Reis.

De acordo com o superintendente estadual do Banco, Antônio César de Santana, o financiamento colabora para a geração de emprego, renda e amplia o acesso à educação. “O Banco do Nordeste apoia esse importante segmento econômico, cuja ação ajuda a transformar o município de Lagarto num polo educacional do estado de Sergipe, com a oferta de novos cursos para estudantes de toda uma mesorregião. São iniciativas como essa que contam com nossa parceria”, afirma o superintendente.

Estrutura

A unidade de Lagarto tem estrutura ampla, com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, anfiteatro, lanchonetes, áreas de lazer, ateliê, centro administrativo e estacionamento. Está instalada na Rodovia Antônio Martins de Menezes, local de fácil acesso.

Além de Lagarto, o grupo empresarial conta com quatro faculdades: nos municípios baianos de Jacobina, Jeremoabo, Tucano e Senhor do Bonfim. E a principal unidade é um centro universitário em Paripiranga, também na Bahia e a 35 quilômetros de Lagarto.

 Fonte: Ascom Banco do Nordeste

Publicidade
Publicidade