PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Contran barateia os custos com emplacamento dos veículos

placa

Na última sexta-feira (28), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução n° 780, no Diário Oficial da União, que barateia os custos com emplacamento dos veículos e aumenta a segurança das placas, dificultando a clonagem e falsificação. 

De acordo com a resolução, a troca das atuais placas cinzas pelo novo modelo de Placas de Identificação Veicular (PIV) passou a ser exigido somente para veículos novos ou, no caso dos veículos em circulação, quando houver mudança de município, ou ainda se a placa for furtada ou danificada.

Segundo o ministro substituto da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a queda da obrigatoriedade da troca de placa, exceto nos casos mencionados, parte do entendimento de que a medida traria mais transtornos para a sociedade. “Nenhum cidadão que tem um veículo com a placa cinza terá a obrigação de trocar para a nova placa”, disse Marcelo Sampaio.

Vale lembrar que, na última quarta-feira (26), o Contran revogou a resolução, a 729/2018, que havia estabelecida a implantação de placas no padrão Mercosul em todo o território nacional até o dia 30 deste mês.

Já a nova placa permite que os agentes de trânsito, por meio de aplicativo de fiscalização do Denatran, verifiquem a regularidade da placa e identifiquem outras importantes informações do veículo.

Publicidade
Publicidade