PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Coren realiza interdição ética na unidade pediátrica do HUL

HUL

O Hospital Universitário de Lagarto (HU-LAG) está sendo submetido a uma nova interdição ética dos serviços de enfermagem da unidade pediátrica. A primeira foi no dia 16 de setembro. A informação foi divulgada, na última terça-feira, 27, pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de Sergipe.

Segundo o Coren, a interdição voltou a ser realizada após o recebimento de denúncias relacionadas ao subdimensionamento da equipe de enfermagem e ao déficit de profissionais no hospital. Os problemas apontados causaram uma sobrecarga que impacta diretamente no atendimento aos pacientes do hospital.

“O Coren/SE tem como última alternativa a interdição. Entretanto, pensando no serviço prestado à população, em especial às crianças de Lagarto, e as condições de trabalho ofertadas aos profissionais da enfermagem do HU de Lagarto podendo por em risco a assistência à população atendida, o pedido de interdição ética tornou-se inevitável” , disse o presidente em exercício do Coren/SE, Diego Rafael.

O Coren informou que encaminhou aos órgãos competentes tudo o que foi apurado no hospital e também ao jurídico do Conselho.

O que diz o Hospital Universitário de Lagarto

Em nota, o HUL informou que para manter os serviços prestados em favor dos usuários pelo setor, o hospital ajuizará na Justiça Federal uma ação cautelar com pedido de tutela de urgência, buscando reverter a interdição e para não ocasionar desassistência à população de Lagarto ou prejuízos aos alunos que utilizam o hospital como base de ensino e formação.

Ainda segundo a nota, de janeiro a agosto deste ano a Pediatria do HUL-UFS atendeu 3.426 crianças de 0 a 12 anos de idade, o que representa um total de 17,14% de todos os atendimentos de urgência da unidade hospitalar. E no mesmo período, foram realizadas 552 internações, representando 19,96% do total de internamentos do hospital’.

De acordo como o HUL, há sucessivas convocações de profissionais de enfermagem através do concurso público vigente para a unidade hospitalar. De maio até agora foram convocados 11 Enfermeiros e 24 Técnicos de Enfermagem. E nessa segunda-feira, 26, novas convocações foram publicadas em edital para novos 5 Enfermeiros e novos 14 Técnicos de Enfermagem.

O texto encerra acrescentando que o hospital é porta aberta de Urgência e Emergência como parte da Rede de Atenção à Saúde de Sergipe, não podendo ser único responsável pela totalidade dos atendimentos da região. É fundamental também a oferta de serviços de saúde locais através da atenção primária, como UPAs, UBS e demais estruturas de atendimento básico visando desafogar a unidade hospitalar.

Fonte: G1 SE
Publicidade
Publicidade