PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Corpo de Bombeiros realiza a 3ª edição do Surf-Salva

prisão
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou na útlima sexta-feira (24), em Aracaju/SE, a 3ª edição do Projeto Surf-Salva. Promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e a Kahuna Surf Club, o evento reuniu 38 surfistas para orientá-los sobre ações de prevenção de afogamentos e salvamento aquático. O curso contou com duas etapass sendo a primeira delas teórica, realizada no Hotel Orion na Coroa do Meio e as instruções práticas que ocorreram na Praia de Atalaia, totalizando uma carga horária de seis horas de duração.

Durante o Surf-salva os profissionais do Corpo de Bombeiros ministraram instruções sobre geografia da praia, prevenção de afogamento, socorro com prancha, respiração boca-a-boca dentro da água, transporte da água para areia e suporte básico de vida na areia. Para Wesley Douglas, que surfa há mais de nove anos e já socorreu algumas vítimas de afogamento, o curso é muito importante, pois os surfistas estão na praia quase diariamente e com os conhecimentos obtidos nas instruções do Surf-Salva é possível prestar um atendimento mais adequado às possíveis vítimas.
O Subtenente BM- Sinério dos Santos destacou que iniciativas como essa contribuem para redução no índice de afogamentos e promove a integração entre os surfistas e os bombeiros, garantindo um suporte mais qualificado aos banhistas que freqüentam as nossas praias. “Com esse treinamento, mesmo em situações onde o guarda-vidas não esteja presente no momento de um afogamento, o surfista estará capacitado e treinado para realizar um salvamento, afirmou o bombeiro Sinério.
 
A surfista Camila Oliveira já havia participado da segunda edição do Surf-Salva e resolveu revisar e aperfeiçoar os conhecimentos. “Tenho contato com praia há bastante tempo e o curso é mais uma oportunidade de melhorar os conhecimentos e agir corretamente diante de uma situação de afogamento”, explicou Camila.

 

 

O cabo BM- Glauco Fontenelle, um dos instrutores do curso, destacou que a grande conquista do Surf-Salva é a multiplicação do conhecimento dos surfistas, que estão no mar e podem ser o primeiro contato com o afogado proporcionando um resgate mais rápido, acabando com o medo que o surfista tem de fazer a abordagem de um afogado por não saber fazer o atendimento fora da água. Então com o curso eles vão poder contribuir e muito para o nosso serviço de guarda-vidas, ressaltou o cabo Fontenelle.

Fonte: SSP/SE

Publicidade
Publicidade