PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Covid-19 altera rotina e diminui fluxo de doações ao Asilo Santo Antônio

Asilo Santo Antônio possui 40 idosos acolhidos, sendo 22 homens e 18 mulheres

O novo coronavírus (covid-19) alterou a vida de milhares de pessoas e instituições em todo o mundo e no Asilo Santo Antônio, responsável por acolher 40 idosos com idades entre 65 e 80 anos, em Lagarto, não foi diferente. Por lá, a rotina foi completamente alterada e como resultado, o vírus acabou ficando do portão para fora, como explica a cuidadora Angélica Almeida.

Asilo Santo Antônio possui 40 idosos acolhidos, sendo 22 homens e 18 mulheres

“Graças a Deus, não tivemos nenhum tipo de problema com o vírus. Nenhum idoso foi infectado, mas todos já tomaram a vacina. Além disso, logo quando surgiu a pandemia, tomamos algumas medidas que ainda estão vigor: apenas a equipe médica está autorizada a entrar nas nossas dependências, enquanto as visitas estão suspensas há mais de um ano”, detalha.

E observa: “Mas nós sabemos que nossos idosos sentem saudades dos seus familiares, então decidimos fazer o seguinte: o familiar que vem visitar algum idoso fica do lado de fora do portão, enquanto o acolhido fica em uma saleta, mantendo uma distância mínima de um metro e meio e ambos utilizando máscaras. As únicas pessoas autorizadas a entrar são os médicos, enfermeiros e algum estagiário que venha com eles”.

Atualmente, o Asilo Santo Antônio possui sob sua tutela, 22 idosos e 18 idosas e como eles não dominam a tecnologia, a preferencia dos que fazem aquela casa é a realização de visitas presenciais. Mas como tem funcionado o acolhimento de novos idosos em tempos de pandemia? “Para que um novo idoso seja acolhido, ele deve chegar aqui com o resultado de um teste recente para covid-19 e mesmo assim ele é colocado em quarentena por alguns dias”, explica a cuidadora.

Asilo se mantém com menos doações

Antes da pandemia, o Asilo Santo Antônio costumava receber diversos eventos promovidos por setores da sociedade lagartense, que também contribuíam com doações visando a manutenção dos trabalhos ali desempenhados. No entanto, com o vírus e suas consequências, Angélica contou com a instituição tem se mantido com cada vez menos doações.

“Logo no começo da pandemia, o asilo recebeu muitas cestas básicas de muitas empresas da cidade. Algumas estavam enviando e agora parou. Não sei o porquê, mas acredito que seja porque as coisas estejam mais feias do que antes. Então estamos nos mantendo com a aposentadoria deles, fazendo o dinheiro de um dar para sustentar o outro. Até porque não são todos que têm aposentadoria e nem são todos que tomam remédio. Então fica um pelo outro. É difícil, mas tem que dar certo”, finaliza Almeida.

Publicidade
Publicidade