PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Covid-19: TSE afirma ter condições para realizar as eleições em outubro

Em 2018, 12.962 eleitores lagartenses se abstiveram de votar

O Grupo de Trabalho criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para avaliar os impactos da pandemia do novo coronavírus sobre as eleições municipais de 2020 afirmou, na última segunda-feira, 20, que a Justiça Eleitoral tem condições de realizar o pleito no próximo dia 04 de outubro.

“À luz do Calendário Eleitoral vigente e considerado o período em que compilados os dados e projetados os impactos (de 13 a 17 de abril), a alcançar os eventos previstos para o mês de abril, o Grupo de Trabalho conclui que a Justiça Eleitoral, até o momento, tem condições materiais para a implementação das eleições no corrente ano”, pontua o relatório.

Grupo de Trabalho explica que o TSE já vem adotando as medidas necessárias para assegurar a realização do pleito (Foto: Sérgio Lima/PODER 360)

Em sua primeira decisão, o Grupo de Trabalho também considera que as eleições podem ocorrer sem maiores riscos, porque a Justiça Eleitoral já possui órgãos para coordenar a gestão de riscos em todo o tribunal, além de estar “adotando diversas providências para adequar as respectivas ações ao cenário atual, como forma de viabilizar a observância do calendário eleitoral”.

Além disso, o primeiro relatório semanal divulgado pelo Grupo de Trabalho ainda observa que para realizar as eleições em outubro, o TSE deve identificar semanalmente os eventos críticos no âmbito da Justiça Eleitoral e adotar as providências cabíveis. Tudo isso sem contar com o estabelecimento de algumas diretrizes de âmbito interno da Corte Eleitoral.

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país. 

Veja também: Adiamento das eleições 2020 pode colocar juízes no cargo de prefeito

Publicidade
Publicidade