Na tarde desta segunda-feira (30), os vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde ouviram o coordenador responsável pelos contratos, Carlos Izidoro, do Hospital Santa Isabel para apurar supostos problemas administrativos e financeiros do hospital.
O coordenador informou que a dificuldade financeira é causada pelos atrasos nos repasses do contrato para atendimento dos pacientes SUS.
Ainda segundo o coordenador, o valor mensal do contrato com a prefeitura de Aracaju é de quase R$ 6,5 milhões e que depende da produtividade e que a União vem repassando em dia os valores e o município está honrando com acordo de parcelamento dos débitos e da parcela mensal.
Além da questão financeira os vereadores integrantes da comissão fizeram perguntas sobre a distribuição de leitos no hospital, o atendimento dos médicos e investimentos.
Outro ponto questionado pelos vereadores foi a superlotação na urgência pediátrica, que nos últimos meses, tem provocado a suspensão temporária do serviço. Para a coordenação do hospital o que acontece é apenas uma restrição no atendimento. Já para os vereadores, a população tem sido prejudicada com a paralisação frequente do atendimento.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que fez nesta segunda-feira (30) um repasse de mais de R$ 1,2 milhão referente ao contrato, mas não informou se tem previsão de pagar o restante.
Entenda o Caso
A Câmara de Vereadores de Aracaju instaurou a CPI da Saúde no dia 26 de março deste ano. O objetivo é investigar os contratos entre o município e os três hospitais filantrópicos de Aracaju, realizados de janeiro de 2012 a dezembro de 2017.
Segundo o presidente da CPI, o vereador Seu Marcos, as investigações terão três fases. Na primeira, os contratos foram reunidos junto a secretaria do município e das instituições de saúde. Já na segunda fase, serão ouvidos ex-secretários, diretores e ex-diretores dos hospitais filantrópicos. E na última fase, será feito um relatório que será encaminhado e apresentado aos demais vereadores.