PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

DAGV registra aumento de violência contra mulher durante isolamento social

Lei Maria da Penha pode gerar até dois anos de reclusão

Segundo dados do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), houve um aumento nos casos de violência contra a mulher durante o mês de março. O levantamento foi realizado pela Coordenadoria de Análise e Estatística Criminal (CEACrim) e mostra que, em 31 dias, foram contabilizados 230 casos contra 112 do mesmo período em 2019, ou seja, mais do que o dobro.

Ainda de acordo com o levantamento, desde do dia 21 de março, quando o Governo do Estado publicou o primeiro decreto que determina o isolamento social, até o dia 31, o DAGV recebeu 59 ocorrências, enquanto no mesmo período do ano passado foram registradas 36. Apenas no primeiro dia do decreto, foram 17 ocorrências direcionadas ao departamento. 

Apesar do decreto, a delegada Renata Aboim afirma que a unidade segue funcionando, mas a prioridade dos atendimentos presenciais é para os casos considerados mais graves. “Estamos atendendo principalmente os casos de flagrante, em que o crime está acontecendo ou acabou de acontecer, e nas demais situações se for o caso de pedir uma medida protetiva”, explica.

Já para as situações já passadas ou com menor grau de urgência, Aboim sugere que sejam comunicadas pela Delegacia Virtual para que, posteriormente, sejam tomadas as devidas providências. O objetivo é evitar o acúmulo de pessoas na delegacia.  

A orientação para os casos em que o crime está acontecendo ou acabou de acontecer é o acionamento da Polícia Militar pelo número 190. Se não for possível entrar em contato com a polícia, há também a Central de Atendimento à Mulher, no número 180. É possível também ligar diretamente para o DAGV, no telefone (79) 3205-9400.

Vale lembrar que a unidade especializada é plantonista 24h e segue atendendo diariamente o público.

Com informações da SSP/SE

Publicidade
Publicidade