PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Defensoria Pública registra 85 atendimentos na ação “Direitos em Movimento” em São Cristóvão

WhatsApp Image 2025-12-02 at 08.13.21

A Defensoria Pública do Estado participou nos dias 29 e 30 de novembro, da ação “Direitos em Movimento – Ouvidoria Itinerante 2025”, realizada na Escola Municipal Araceles Rodrigues Côrrea, em São Cristóvão. A iniciativa, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos em parceria com o programa “Periferia Viva”, teve como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços públicos essenciais e fortalecer a promoção da cidadania no município.

Durante os dois dias de ação, a Defensoria contabilizou 85 atendimentos entre orientação jurídica; emissão de gratuidade para segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito; segunda via de registro de casamento com averbação de óbito; retificação de registro civil; modificação de curatela; interdição; aluguel social; assentamento de registro e inventário, garantindo assistência integral e gratuita a dezenas de cidadãos.

Para o defensor público-geral, Leó Neto, a presença da instituição em ações itinerantes é fundamental para aproximação da Defensoria Pública à comunidade. “Ouvir de perto as demandas da população e oferecer soluções jurídicas imediatas é uma das formas mais efetivas de concretizar direitos e promover dignidade às pessoas que mais precisam”, destacou.

O defensor público e diretor do Núcleo de Direitos Humanos, Sérgio Barreto Morais, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido em parceria com outros órgãos. “A Defensoria reafirma, por meio de ações como essa, o seu compromisso com a proteção dos direitos humanos e com a redução das barreiras de acesso à justiça. A atuação integrada com instituições parceiras fortalece a rede de proteção social e amplia o alcance dos serviços à população”, afirmou.

A ação reuniu diversos órgãos públicos e instituições parceiras, promovendo escuta qualificada, orientação e encaminhamentos em áreas essenciais, contribuindo diretamente para a inclusão social e o fortalecimento da cidadania em São Cristóvão.

A equipe da Defensoria Pública foi composta pelos defensores públicos do Núcleo de Direitos Humanos, Sérgio Barreto, Eric Martins e Rosana Martins; servidores, colaboradores e estagiário.

Publicidade
Publicidade