PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Definido o calendário da Olimpíada Brasileira de Física

olimpiadabrasileiradefisica_foto_divulgacao_04062021-357x210

Já está definido o calendário 2021 para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). As unidades de ensino poderão se credenciar no período de 23 de agosto a 4 de outubro, por meio do endereço eletrônico: www.sbfisica.org.br/. A iniciativa, que é realizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), visa à valorização da escola pública, à melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular. Podem participar estudantes da rede pública matriculados no Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental.

A OBFEP, de um ponto de vista mais geral, insere-se no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes. Visa-se, assim, com a competição, o uso das ciências para compreensão da realidade dos alunos com a realização de atividades que estimulem sua criatividade. Na olimpíada são premiados estudantes, escolas e professores. Os estudantes mais bem classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior.

As provas da 1ª Fase conterão questões de múltipla escolha e serão aplicadas no dia 19 de outubro, na própria escola. O gabarito da 1ª Fase será divulgado no dia 21 de outubro. Até 1º de novembro será o prazo para que os professores cadastrem na área a eles restrita os nomes completos dos alunos que fizeram a 1ª Fase com as notas obtidas e indiquem o nome do professor de cada aluno. Três de novembro será a data máxima para divulgação pela Comissão da OBFEP do número mínimo de acertos necessários para o estudante ser classificado para a 2ª Fase e da relação dos alunos classificados. Já a aplicação da 2ª Fase ocorrerá no dia 4 de dezembro. O resultado final será divulgado em 28 de fevereiro de 2022.

O professor Jorge Monteiro, técnico da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), informa que, caso as escolas necessitem de assistência acerca da OBFEP, podem entrar em contato com o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional/ Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Dase/Seades), por meio do endereço de email: [email protected], ou no site da olimpíada: sbfisica.org.br, onde poderão ser consultados na íntegra o calendário e o regulamento.

Publicidade
Publicidade