PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Tabalho desenvolvido na UFS Lagarto é premiado em congresso internacional

Luciano Gomes apresentou o trabalho premiado no simpósio

O Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, referência na área, organizado pela Assobrafir, voltou a ser realizado após dois anos de suspensão por conta da crise sanitária de covid-19. E a participação do Campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe nesse retorno em Florianópolis foi expressiva: o Departamento de Fisioterapia participou com cinco trabalhos e um deles, o trabalho “Análise da Qualidade do Sono em Acadêmicos de Fisioterapia de Metodologias Ativas”, orientado pelo professor Carlos Matos, foi premiado na categoria Fisioterapia Respiratória nos Distúrbios do Sono.

A docente Telma Cerqueira apresentou três trabalhos e participou da avaliação dos estudos. O Congresso contou também com pesquisa orientada pela professora Erika Ramos.

Professora Telma Cerqueira apresentou três trabalhos no Simpósio. (fotos: Arquivo pessoal)

O pôster temático premiado foi elaborado a partir do trabalho de conclusão de curso da egressa Francielly Santos, de 2021, e a apresentação foi realizada pelo também egresso Luciano Gomes.

A professora Telma explica que o momento era de muito entusiasmo. “Era uma grande expectativa da área a retomada desse evento, já que ele reúne pesquisadores de diversos países e é realmente uma referência muito importante na nossa área da Fisioterapia. E termos cinco trabalhos do nosso Departamento em um evento internacional desse porte é realmente um grande resultado”, pontua.

Os trabalhos apresentados pela professora foram desenvolvidos no Hospital Universitário de Lagarto e abordavam a atuação dos profissionais de Fisioterapia em UTIs durante a emergência sanitária da covid-19. “É uma tema muito importante porque foi um grande aprendizado para nossa área. Além disso, sinto que a sociedade e os outros profissionais de saúde das equipes multidisciplinares passaram a olhar de forma mais atenciosa para a relevância do nosso trabalho dentro da UTI. É um papel importante num momento crítico para os pacientes e familiares “, pontua.

Luciano Gomes apresentou o trabalho premiado no simpósio

Já o trabalho orientado pelo professor Carlos analisa as alterações do sono dos discentes de Fisioterapia do campus Lagarto (não foram encontradas problemas graves). “No estudo, nós analisamos três aspectos do sono: quantidade, qualidade e sonolência diurna”, observa. A pesquisa integra o Laboratório de Fisioterapia Cardiorrespiratória do campus Lagarto, localizado no Centro de Simulações e Práticas.

O Simpósio reuniu mais de dois mil participantes, nacionais e internacionais, entre os dias 26 e 30 de abril, em Florianópolis, Santa Catarina.

Fonte: UFS

Publicidade
Publicidade