PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Deputado Gustinho Ribeiro critica instauração da CPI da Pandemia

WhatsApp Image 2021-04-28 at 12.17.21

No mesmo dia em que o Senado Federal instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o enfrentamento da pandemia de covid-19 por parte do Governo Federal, o deputado federal lagartense Gustinho Ribeiro usou a tribuna da Câmara dos Deputados, na condição de líder do Solidariedade, para defender a união dos poderes no combate à pandemia e o Governo Bolsonaro, do qual é vice-líder.

Gustinho Ribeiro em discurso na Câmara dos Deputados

Para Gustinho Ribeiro, a CPI foi instaurada em um momento inadequado, já que mais de 400 mil pessoas perderam suas vidas para a covid-19. “Agora não é o momento de tensionar e de transformar um assunto tão sério como a pandemia em um palanque eleitoral. Agora é momento de união! O Congresso precisa produzir soluções, ajudar ao Governo Federal a enfrentar essa crise. Nós não precisamos de uma guerra eleitoral, neste momento, em meio a uma pandemia. Nós precisamos vacinar a população brasileira e o parlamento precisa ajudar nas soluções e não criar problemas para a população”, discursou.

O deputado federal lagartense ainda destacou que a CPI foi instaurada sem um motivo determinado, enquanto o Governo Federal tem buscado vacinar à população brasileira.  “Tirando os países produtores da vacina, o Brasil é o quarto em vacinação. Não sou de direita, muito menos de esquerda, tenho meu posicionamento político de centro e acho que esse é o momento de equilíbrio e de paz, para que a gente busque a solução para esta crise. Transformar um instrumento legislativo em uma disputa eleitoreira não é o que o país merece”, criticou. 

E completou: “Foi instalada uma CPI que não tem um fato determinado, que não há sequer um motivo determinado para a instalação. Não é justo com o povo brasileiro, não é justo com as milhares de vitimas da pandemia, que nós que somos funcionários do povo, que temos a obrigação de estar aqui para fiscalizar, concordo, mas também temos a obrigação de estarmos aqui colaborando com o país, para que a gente saia o quanto antes dessa crise tão aguda causada pela pandemia de covid-19”.

Governo se adianta as acusações da CPI

Embora Gustinho Ribeiro tenha afirmado que a CPI fora instaurada sem um motivo determinado, a Casa Civil do Palácio do Planalto elaborou preparou uma lista com  23 acusações que podem vir a ser feitas contra o Poder Executivo na gestão da pandemia. O documento foi revelado no último domingo, 25, pelo portal UOL, e sua a existência  foi confirmada pelo governo à TV Globo. Em nota, a Casa Civil informou que a medida teve o objetivo levantar dados e informações que poderão ser usados pelo governo em resposta a eventuais questionamentos da CPI da Covid.

Entre as acusações constantes na lista da Casa Civil estão a negligência do governo na compra de vacinas; a minimização da gravidade da pandemia e a ausência de incentivo à adoção de medidas restritivas para reduzir o contágio pela doença; a promoção de tratamento precoce contra a Covid sem comprovação científica; e a militarização do Ministério da Saúde.

 

Publicidade
Publicidade