PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Deputado pede ampliação de leitos de UTI pediátricos

img_5380-1.jpg

Nesta quinta-feira (13), o deputado Georgeo Passos (Cidadania) voltou a falar na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) sobre a necessidade do fortalecimento da assistência pediátrica em Sergipe.  O parlamentar também destacou uma fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina (Cremese).

O deputado Luciano Pimentel

“Lógico que houve um crescimento no número de leitos de UTI pediátricas saindo de 20 e indo para 30 unidades. Mas,  segundo o contrato, os dez  novos leitos somente estarão em operação num período de 60 dias. Mesmo com a ampliação,  o Cremese constatou que atualmente tem 18 crianças a espera de vaga na terapia intensiva”, destacou.

O deputado solicitou ao Governo do Estado uma nova ampliação de leitos no eixo da alta complexidade. “São necessários leitos de UTI e  áreas vermelha e amarela. Quando o Governo diz que saiu de 200 para 300 leitos, em sua grande parte são voltados para enfermaria ou de menor complexidade”, pontuou.

Apartes

Em aparte, o deputado Luciano Pimentel (PP) fez um paralelo do aumento de casos de síndromes gripais e baixa adesão à vacinação.  “A cobertura vacinal para este casos está na ordem dos 37%. Já em Aracaju está em 43%. É preciso que os pais e responsáveis levem suas crianças para imunizar como forma de prevenção, o que pode possibilitar o não agravamento do quadro em casos de crises respiratórias”, ressaltou.

Já o deputado Luiz Fonseca (PP)  informou que o Governo de Sergipe  ampliou o número de leitos pediátricos em todas as criticidades. “ente em leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), Sergipe saiu de dez para 30 leitos, o que corresponde a um aumento de 200%. Com essas ampliações, a rede estadual de saúde pediátrica atualmente conta com um total de 327 leitos”, declarou.

Deputado Luiz Fonseca

Sobre a reunião entre representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Ministério Público de Sergipe e o Conselho Regional de Medicina de Sergipe o deputado Luiz Fonseca disse que. “Durante a reunião, a SES evidenciou o trabalho realizado para o enfrentamento da sazonalidade das síndromes gripais, bem como destacou que as crianças estão sendo assistidas com todo o atendimento necessário e leitos qualificados para atender a necessidade da população durante o período”.

Publicidade
Publicidade