PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Deputados diminuem recesso parlamentar de 90 para 55 dias

Governo precisa de 16 votos favoráveis em duas votações

Depois de diversas movimentações sociais, a exemplo daquela realizada pelo  MOVA-SE, MBL, ILESE e Brasil 200, a Comissão de Constituição e Justiça e o plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovaram a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz o recesso parlamentar, dos atuais 90 dias para 55 dias. 

Outros projetos do segmento já foram arquivados na casa de leis do estado

A proposta, que é de autoria do deputado Luciano Bispo (MDB), foi aprovada por unanimidade e acabou alterando o artigo 51 da Constituição Estadual. Entretanto, o deputado Gilmar Carvalho (PSC) se absteve de votar e a deputada Janier Mota (PL) esteve ausente. 

“Com isso, o período de recesso na Assembleia Legislativa de Sergipe será ajustado ao estabelecido no Congresso Nacional. As sessões serão realizadas de 2 de fevereiro a 17 de junho e de 1º de agosto a 22 de dezembro”, comunicou a Alese.

Deputados dizem não parar de trabalhar

A PEC esteve sob a relatoria do deputado estadual Francisco Gualberto (PT), destacando que o recesso nunca foi férias. “Nunca retornei às atividades após o período de recesso, dizendo que estou revigorado, descansado e isso acontece com todos os deputados dessa Casa, pois no recesso os deputados não param; percorrem os municípios, se encontram com eleitores, participam de eventos. E trabalhar contra isso é atacar uma realidade”, observou.

Para os deputados, o recesso nunca significou férias

Na mesma linha de defesa do relator da proposta, o deputado Zezinho Guimarães afirmou perceber que os colegas não têm dia e nem hora para trabalhar. “A gente se destrói, não se compara a funcionário público, a vida parlamentar é diferente, antes de vir para as sessões, a gente já começou as atividades. É uma autofagia”, comparou.

Já o autor da PEC, o deputado Luciano Bispo enfatizou: “Eu sempre disse que tenho disposição para trabalhar o ano inteiro, pois sempre trabalhei, de domingo a domingo e sem férias”.

 

 

Publicidade
Publicidade