PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Dia da “Consciência Negra é comemorado em todo o Brasil.”

handson-chagas

Comemorado em todo o país desde 2011, o Dia da Consciência Negra será feriado pela primeira vez no Maranhão neste 20 de novembro. Em todo o Brasil, a data nasceu após a sanção da Lei 12.519 pela então presidente Dilma Rousseff. O artigo 1º da lei diz:

“É instituído o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares”

Entretanto, estados não são obrigados a declarar a data como feridado.

No Maranhão, o feriado nasceu a partir da Lei 10.747 criada pela Assembleia Legislativa em 12 de dezembro de 2017 e sancionada pelo governador Flávio Dino.

Além de coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, o dia é dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Negros no Maranhão

De acordo com o último dado do IBGE, 80,9% da população maranhense é parda ou negra. No entanto, ainda há muito a ser superado em relação a desigualdade encontrada no estado.

Em março, com base em dados do Ministério do Trabalho mostrou que, em média, os negros no Maranhão recebem o equivalente a 74,3% do salário de quem é branco. Em números, o salário médio de brancos maranhenses é de R$ 2.340,60, enquanto dos negros é de R$ 1.739,40.

“Essa exclusão é histórica. Desde a abolição a população negra foi excluída do processo participativo na sociedade. O único trabalho que era realizado por eles era de mão de obra dos imigrantes europeus. Naquela época, existiam leis com relação a educação, criadas para evitar que o negro chegasse a escolaridade”, explicou o antropólogo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Carlos Benedito Rodrigues da Silva.

Rendimentos médios de negros e brancos por estado — Foto: Ilustração: Alexandre Mauro/G1

Rendimentos médios de negros e brancos por estado 

Mudanças

Por ser feriado, a data vai interferir no funcionamento de órgãos públicos e do comércio no Estado. No entanto, a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) informou que, apesar do Governo do Maranhão ter decretado feriado, o comércio nesta terça (20) pode funcionar livremente. Mas bancos, órgãos públicos e shoppings terão o funcionamento alterado.

No entando há vários estados no qual o dia 20 de Novembro não e considerado feriado , Salvador e Sergipe são exemplos .

 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou os dados levantados no Mapa da População Preta e Parda no Brasil. Com base nesses dados, Salvador é considerada a cidade com maior número de negros no país, a frente com quase 744 mil habitantes, seguida de São Paulo e Rio de Janeiro.

Quando se inclui população parda, a capital baiana é a terceira cidade com maior número de negros e pardos do país. Segundo o Censo são dois milhões e cem mil habitantes, quase 80% da população do município. A capital baiana fica atrás do Rio de Janeiro, com três milhões, e de São Paulo, o líder do ranking, com quatro milhões e duzentos mil.

Apanhado histórico:

Os negros vieram ao Brasil trazidos pelos colonizadores em navios de carga, para trabalhar como escravos, vieram das mais diversas regiões africanas e povoaram o nosso Brasil trazendo sua cultura e seus costumes introduzindo novo mundo de cores e sabores também com suas comidas típicas e danças ampliaram a cultura e a diversidade do Brasil, é um povo trabalhador que encontrou na pátria mãe “Brasil”, um novo lar .E é por isso que o dia da “Consciência Negra”, é tão importante e deve ser comemorado em todo país.

Os negros desde a colonização lutam por igualdade em direitos e deveres, ter a oportunidades e acesso a escolarização , saúde, trabalho,

Publicidade
Publicidade