PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

DTTU detecta irregularidades no transporte coletivo rural de Lagarto

67c1273e-eb6f-4351-8556-8f20b97c15d5

Na última segunda-feira, 22, o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) iniciou o processo de levantamento e atualização cadastral de toda a frota de ônibus que opera fazendo o transporte entre as comunidades da zona rural e a feira livre de Lagarto.

A medida tem o objetivo de garantir a segurança de centenas de passageiros que utilizam os mencionados ônibus coletivos e, segundo o Secretário Municipal da Ordem Pública, Marcos França, já possibilitou a detecção de algumas irregularidades entre os primeiros 12 veículos vistoriados no tocante a documentação, itens de segurança do passageiro e condições de tráfego do veículo.

“Iniciamos um importante trabalho de mapeamento nos pontos de embarque/desembarque de passageiros na feira livre. Nesta primeira etapa não haverá autuação, mas as irregularidades foram apontadas e exigências foram feitas aos seus respectivos condutores, com um alerta para uma breve fiscalização passível de multa e restrições”, observou França.

E completou: “Estamos propondo melhorias necessárias, com isso garantindo avanços que refletirão em serviço de qualidade aos usuários do transporte coletivo. Essa levantamento trará benefícios reconhecidos pelas partes reguladoras e especialmente para a população“.

É Lei

Vale lembrar que o artigo 107 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que: Os veículos de aluguel, destinados ao transporte coletivo de passageiros, deverão satisfazer, além das exigências previstas neste Código, às condições técnicas e aos requisitos de segurança, higiene e conforto estabelecidos pelo poder competente para autorizar, permitir ou conceder a exploração dessa atividade.

Já os requisitos específicos de segurança para veículos de transporte coletivo eram previstos na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito n. 811/96, atualmente substituída pelas Resoluções n. 416/12 (alterada pela 505/14) e 445/13, as quais contemplam regras específicas conforme a categoria do veículo (M2 e M3), e se baseiam em normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (com destaque para a NBR n. 15.570).

Publicidade
Publicidade