PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Eleitores com mais de 70 anos devem fazer a biometria

A partir de agora, os cartórios eleitorais de todo o país vão orientar os eleitores interessados em regularizar o título (foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Eleitores com mais de 70 anos de idade devem participar da coleta de dados biométrico realizado pela Justiça Eleitoral. Ainda que a Constituição Federal determine que o tanto o alistamento eleitoral quanto o voto sejam facultativos para os cidadãos nessa idade, no caso de revisão eleitoral, todos os eleitores, inclusive aqueles para os quais o voto é facultativo – maiores de 16 e menores de 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos – devem comparecer aos cartórios para o cadastramento biométrico.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os idosos acima de 70 anos que não realizarem o procedimento poderão ter seus títulos cancelados. Ainda de acordo com o TSE, não serão canceladas as inscrições de eleitores com deficiência que impossibilite o cumprimento das obrigações eleitorais, desde que a informação conte no cadastro.

Biometria

O cadastramento biométrico é o procedimento de coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura, com a atualização dos dados cadastrais do eleitor. De acordo com o tribunal, a medida reforça a segurança da identificação na hora do voto e é uma oportunidade para a Justiça Eleitoral realizar a atualização dos dados, excluindo os eleitores que não comprovem vínculo com o respectivo município.

Segundo o TSE, até o início de setembro, 72% dos eleitores brasileiros já tinham realizado a biometria. O prazo estipulado pelo TSE é 2022, mas em alguns municípios a biometria tem que ser feita antes, sob pena dos eleitores terem seus títulos cancelados, levando a problemas como impossibilidade de se tirar passaporte ou até a possibilidade de interrupção do recebimento do Bolsa Família.

Para mais informações, os eleitores devem procurar as unidades de atendimento da zona eleitoral em que forem inscritos ou a Corregedoria Regional Eleitoral da respectiva unidade da Federação.

Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Publicidade