PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Eleitores têm nova oportunidade para regularizarem o título eleitoral

tituloeleitor

Na última segunda-feira (6), encerrou o prazo para regularização do título de eleitor. Até citada data, apenas 4,5% dos eleitores brasileiros resolveram a sua situação e evitaram o cancelamento. Em Sergipe, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), o percentual chega a 1,6%.

“Do total de 26.035 eleitores que não votaram e não justificaram por três eleições consecutivas, somente 1.225 regularizaram a situação. Os municípios com maior comparecimento: Aracaju (517), Nossa Senhora do Socorro (82), Lagarto (43) e Estância (37)”, destacou a corte.

Mas, agora que o prazo se esgotou, o que fazer? Diante disso, os cartórios eleitorais de todo o país vão orientar os eleitores interessados em regularizar o título e a preencherem o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE). Segundo o TRE/SE, o procedimento deve ser realizado entre  “término do prazo para regularização e o efetivo cancelamento das inscrições, que deve acontecer no próximo dia 24 de maio”.

O RAE deve ser preenchido com a apresentação da documentação necessária, conforme o caso, por exemplo, para a transferência de domicílio, deve ser apresentado novo comprovante de endereço.

Confira o que deve ser feito se você teve o título cancelado:

1) Comparecer ao cartório eleitoral, apresentar documento de identificação, comprovante de residência e preencher o RAE (Requerimento de Alistamento Eleitoral).

2) Pagar multa por turno a que faltou. Cada turno é considerado uma eleição.

3) Aguardar até o reinício das atualizações de cadastro do banco de dados da Justiça Eleitoral. Só a partir desta data, a situação estará regularizada.

Todos os pedidos de regularização que chegarem, de hoje até que ocorra a efetiva atualização dos cancelamentos, ficarão suspensos no sistema e serão submetidos ao processamento efetivo após o dia 21 de maio, conforme prevê a Resolução TSE nº 23.594

O título de eleitor precisa estar regular para que o cidadão esteja em dia com diversos outros documentos, tais como passaporte, CPF e documentos de identificação em geral, entre outros.

Se ainda tem dúvida sobre a regularidade do seu documento, clique aqui para consultar.

Publicidade
Publicidade