PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Empresas aéreas podem ser obrigadas a dar passagem a jovem baixa-renda

naom_551c2251917b1

Um projeto apresentado pela SNJ (Secretaria Nacional da Juventude) quer que jovens de baixa renda com até 29 anos tenham direito a gratuidade e a meia-entrada em transportes aéreos domésticos.

O benefício já acontece na compra de passagens de ônibus, trem e barco interestadual, e é limitado a duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% por veículo convencional.Segundo a coluna Mercado Aberto, da Folha de S. Paulo, a SNJ informou que o número de cadastrados aumentou 48% de dezembro do ano passado a março deste ano. O órgão estima que existam no país 16 milhões de habilitados a requerer o benefício.

Em 2017, foram 324,9 mil bilhetes gratuitos e 63,6 mil meias passagens concedidos no âmbito do programa.

Além da expansão do programa para voos domésticos, a Secretaria prevê que o desconto chegue a bilhetes de ônibus executivos. “Já temos parecer favorável do jurídico do Planalto no caso das passagens terrestres. O texto sobre as aéreas está em análise na Presidência. Entraria em vigor com a assinatura do presidente, sem necessidade de passar pelo Congresso”, diz o secretário, Assis Filho.

No entanto, a iniciativa é contestada pela Abrati (associação das viações), que move uma ação no Supremo contra a medida. “O segmento está em desespero por conta do benefício. A primeira reação a isso é a redução de investimentos, a frota fica mais velha”, argumenta Eduardo Tude, presidente da associação.

Publicidade
Publicidade