PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Entenda os motivos da queda precoce de cabelo

CABELOS

Há pessoas que, mesmo jovens, começam a sofrer com a queda de cabelo. Fatores genéticos, alterações hormo­nais, estresse, alimentação inadequada e até mesmo excesso de química são al­guns dos exemplos que levam a uma alteração do ciclo normal dos fios.

A cantora e atriz americana Ariana Grande foi uma que relatou ter enfrentado calvície precoce. Após uma série de tratamentos químicos, que fez para gravar um seriado, ela começou a notar a perda de cabelo.

E não são ape­nas chapinha, babyliss e tintura que afetam a saúde capilar. Mesmo os xampus podem ter essa consequência. Foi o que aconteceu com a estudante Flavia Campos, que começou a perce­ber falhas no cabelo há cerca de um ano, quando tinha apenas 17 anos.

“Fui à dermatologista e ela falou que a cau­sa da queda foi o xampu que usei. Parei de passá-lo e tomei vitaminas, mas não tive muita paciência e precisei rapar a cabeça para o cabelo crescer do zero.”

A dermatologista Leticia Biselli ex­plica. “Existem pessoas que têm alergia a algum componente do xampu. Mas a química, em geral, pode causar derma­tite de contato [quando uma substância irrita a pele ou desencadeia reação alérgica], resultando na perda dos fios.”

Segundo Valcinir Bedin, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, problemas nutricionais, hormonais e genéticos são as principais causas da queda. “Dietas muito restritivas enfraquecem os fios.” Leticia ainda lembra que, nas mulheres, a causa pode estar ligada à menstruação em excesso.

Débora Abellan, representante do laboratório de dermatologia FQM Melora, enumera outros motivos: “Es­tresse, consumo de antidepressivos e alimentação industrializada e irregular também podem causar queda de cabe­los precocemente em mulheres”.

Os homens sofrem ainda mais com o problema. Segundo Bedin, eles são a maioria. Com base em pesquisas inter­nacionais, como a feita pela Universi­dade de Edimburgo, ele afirma: “A esta­tística diz que 50% dos homens têm al­gum grau de calvície, sendo que 15% antes dos 18 anos. Nas mulheres, o ín­dice gira em torno de 5%, e uma das principais causas é a própria genética”.

Publicidade
Publicidade