PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Escolas estaduais têm até dia 8 de março para solicitar a reserva técnica dos livros didáticos

1EBD3541-4C52-475A-A5D3-4F88CE952108

As escolas estaduais já podem realizar a solicitação de reserva técnica dos livros didáticos para atender ao ano de 2022 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Como a distribuição para 2022 ainda não foi concluída, é importante que as escolas, antes de solicitarem a reserva técnica, verifiquem os livros que ainda irão receber. O prazo foi prorrogado até o dia 8 de março.

A consulta pode ser realizada no Sistema do Material Didático, link disponível no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ao acessar, basta informar o ano: 2022; o Programa: PNLD; e colocar a UF e o município. Ao clicar em “Confirmar”, o sistema apresentará a lista para que seja localizada a escola. Em seguida, o gestor precisa clicar no ícone “Visualizar” (lupa à direita da tela). Aparecerá, então, o link “Encomenda”, o qual, ao ser selecionado, trará todas as obras que estão sendo entregues na unidade.

A chefe do Serviço de Apoio à Gestão Educacional (SEAGE), Maísa Alva, explica que a equipe escolar deve atentar-se ao fato de que neste momento somente podem ser feito os pedidos de livros para o Ensino Fundamental. “A prioridade para os pedidos de reserva técnica agora são para as escolas que tiveram aumento de matrícula. O sistema está aberto para os pedidos de livro do Ensino Fundamental, tanto menor quanto maior, e está passando por ajustes”, disse. Em breve, o sistema será aberto para solicitações de reserva técnica do PNLD 2022, destinado à Educação Infantil, e do PNLD 2021, destinado ao Ensino Médio.

Ainda segundo Maísa Alva, a ferramenta do remanejamento também é uma alternativa para as escolas que necessitam de livros. “A gente orienta também que as escolas aproveitem o momento da entrega do kit escolar e fardamento, para realizar a entrega dos livros didáticos. O objetivo é ter 100% dos nossos estudantes com os livros didáticos”, concluiu.

Se, ainda assim, os livros não forem suficientes para atender ao estudante matriculado em 2022, a escola deverá registrar sua demanda no Remanejamento, dentro do sistema PDDE Interativo. As escolas que terão prioridade no atendimento da reserva técnica são as que tenham feito esse registro e não tiverem conseguido os materiais nas quantidades necessárias.

Para saber o cronograma dos pedidos de livros da reserva técnica, acesse o Informe 01/2022 do PNLD. Os manuais das escolas e secretarias de educação com as orientações sobre a reserva técnica estão disponíveis no link:

Para realizar a solicitação de reserva técnica, acesse o link

Fonte: Governo de Sergipe

Publicidade
Publicidade