PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Escolas de Lagarto estão obrigadas a ensinarem sobre a Lei Maria da Penha

Inicialmente, projeto será aplicado por meio de palestras

As escolas da rede municipal de ensino de Lagarto estão obrigadas a ensinarem as noções básicas da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006). É que a prefeita em exercício, Hilda Ribeiro (SD), sancionou a Lei Ordinária n° 869, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores.

Segundo o texto sancionado, a lei tem o objetivo de contribuir com o conhecimento da legislação no ambiente escolar, impulsionar a reflexão crítica sobre a violência contra a mulher na comunidade escolar, bem como promover a igualdade de gênero, para assim prevenir e evitar a prática de violência contra a mulher.

Inicialmente, lei será aplicada nas escolas por meio de palestras

Diante disso, o secretário municipal de Educação, Eduardo Maia, informou ao Portal Lagartense que neste final de ano letivo, o assunto será abordado na rede municipal de ensino por meio de palestras. Uma vez que a lei será inclusa na construção da nova base curricular da rede, que deve ficar pronta em 2020.

“A secretária vai formular um projeto político pedagógico para fins de viabilizar o ensino do tema. Esse ano, ela será apresentada em forma de palestras, que também estamos formulando para garantir o processo de culturalização entre todos os alunos da rede”, disse Maia.

Eduardo Maia: Lei demonstra mais uma vez o compromisso da gestão Hilda Ribeiro com o desenvolvimento social

Além disso, enquanto jurista que é por formação e carreira, Eduardo Maia comentou que a nova lei demonstra a preocupação da gestão municipal com a construção social das crianças lagartenses. “E, por conseguinte, com a transformação da sociedade, pois é a partir das crianças que poderemos mudar a nossa realidade”, completou.

Cabe destacar que a nova lei permite que o assunto seja trabalhado nas escolas também por entidades não governamentais, desde que estas estejam ligadas ao tema da luta pelos direitos das mulheres e contra a violência da mulher.

Lei é sancionada em momento propício

A obrigatoriedade com o ensino da Lei Maria da Penha é aplicada em Lagarto em boa hora. Uma vez que rotineiramente o Portal Lagartense, bem como os demais veículos de comunicação da imprensa local têm destacado constantes prisões por infratores da lei. 

Segundo o Anuário Brasileiro da Segurança Pública de 2018, Sergipe foi responsável por 9,6% dos casos de lesão corporal dolosa contra as mulheres. Além disso, somente em 2019, mais de 50 pessoas foram presas por infringir a lei que protege as mulheres.

Relembre: Lei Maria da Penha coloca 55 pessoas na prisão no primeiro semestre em Lagarto

 

 

 

Publicidade
Publicidade