PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Especialista explica porque a prefeita Hilda Ribeiro testou positivo para a covid-19 pela segunda vez

Hilda Ribeiro

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, uma dúvida recorrente sempre aparece entre a população: um paciente que testou positivo para a covid-19, mas já se curou, pode se contaminar outra vez?

Em Lagarto, o questionamento ganhou ainda mais força após a prefeita da cidade, Hilda Ribeiro (SD), que já havia contraído a doença, anunciar em suas redes sociais no último sábado, 4, que contraiu a covid-19 pela segunda vez

De acordo com o superintendente do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), Cliomar Alves, o que aconteceu com a prefeita não foi uma nova infecção, mas uma reagudização, ou seja, o reaparecimento dos sintomas. 

“Em conversa com a Fiocruz, estudando esses casos, a gente aponta que as pessoas ficam reagudizando. Que são RNAs que ficam encubados dentro da pessoas, pedaços do vírus, e após alguns meses, após a queda da imunidade ou problema imunológico, ela reagudiza, ou seja, aparecem de novo os sintomas, e o PCR pode detectar positivo de novo. Essa reagudização não é uma nova infecção e sim um aparecimento de novo desses sintomas”, explica.

Alves afirma ainda que apesar de não haver mais risco de transmissão da doença, é necessário que a pessoa permaneça em isolamento domiciliar, em observação, para que o caso não evolua para uma síndrome aguda grave. 

Com informações do G1 Sergipe

Publicidade
Publicidade