A aluna Jenyfer Darlaine Correia de Jesus, da Escola Municipal Raimundo Roberto de Carvalho, foi aprovada para participação na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, ocorrida entre os dias 15 e 18 de junho na cidade de Sumaré, em São Paulo.
O projeto aprovado “Vamos Cuidar do Rio Caiçá que Suplica pela Vida” foi orientado pelas professoras Naiara Oliveira Ribeiro e Geiziana Silva Siqueira.
A Prefeitura Municipal de Simão Dias, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Escola Municipal Raimundo Roberto de Carvalho parabenizam a aluna Jenyfer Darlaine e as professoras orientadoras pela conquista do trabalho desenvolvido.
A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Durante reuniu durante os quatro dias, cerca de 500 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de todo o país participam das atividades da última etapa da conferência realizada no município paulista.
O processo é promovido há 15 anos pelos Ministérios da Educação e o do Meio Ambiente e, em 2018, teve como tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”.
O objetivo do evento consistiu no engajamento de estudantes brasileiros de 11 a 14 anos no diálogo sobre as diversas dimensões da água, uma temática tão importante para o planeta. Desde o segundo semestre de 2017, eles participam do processo de construção de projetos relacionados ao uso sustentável da água e foram escolhidos para representar sua escola e seu estado na etapa nacional.
No total, a Conferência Nacional contou com 700 pessoas, entre estudantes, jovens facilitadores, professores, especialistas e equipe técnica. A programação baseou-se na aprendizagem por meio de games, ou uma jornada em forma de gincana, que promove práticas pedagógicas de educação ambiental de forma participativa e estimula ações transformadoras que poderão ser replicadas no cotidiano e nas comunidades escolares.
Também ocorreu uma feira de projetos dos estados onde os participantes puderam compartilhar experiências e aprimorar seus projetos.
A V CNIJMA é um processo de adesão voluntária dividido em quatro etapas: escolar, municipal ou regional, estadual e, agora, a nacional. O início da quinta edição foi marcado com as conferências escolares, que mobilizou cerca de 9.700 escolas em torno desse processo educativo, elaborando projetos de ação sobre o tema água para transformar a realidade da escola e seu entorno.