PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Ex-prefeito e ex-secretário do município de Telha são indiciados por desvio de verba pública

n_telha-se-praca-da-matriz-fotojose-pereira-maia

O ex-prefeito, Domingos dos Santos Neto, e o ex-secretário de finanças do município de Telha (SE), Elton Márcio de Santana Lima, foram indiciados por irregularidades nas gestões dos anos de 2015 e 2016.

A investigação realizada pelo Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) detectou diversas irregularidades, dentre elas, desvio de verba e falsidade ideológica.

A delegada Lara Schuster, responsável pelo inquérito, contou que foram que foram apontadas diversas irregularidades praticadas na gestão do ex-prefeito. “Entre as irregularidades, estava a utilização de um mesmo cheque para pagamentos de dois os mais fornecedores; notas fiscais de 2013 e 2014 referentes a despesas já empenhadas e liquidadas em anos anteriores, ou seja, a mesma nota fiscal utilizada para dois tipos de liquidação diferente; e processos de pagamentos que estavam sendo montados com informações não verdadeiras para justificar os cheques que estavam sendo emitidos”, explicou.

Segundo a delegada do Deotap, um dos esquemas funcionava da seguinte forma: o prefeito emitia cheques, normalmente de valor alto, para o pagamento de fornecedores, e mandava depositar na conta de terceiros. Esse proprietário da conta, pessoa de confiança do prefeito ou do secretário, era o responsável por sacar todo o valor depositado, para, a partir daí, com o dinheiro em mãos, encaminhar para o prefeito ou secretário de Finanças, para liquidação das dívidas.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), as investigações foram iniciadas no começo do ano passado, e que são decorrentes da Operação Anti-Desmonte, do Ministério Público Estadual, embasada em documentação encaminhada pelo Tribunal de Contas que apontava diversas irregularidades praticadas durante a gestão do ex-prefeito.

Ao total, 15 pessoas foram ouvidas, entre elas o ex-prefeito Domingos dos Santos Neto e o ex-secretário de finanças Elton Márcio de Santana Lima. Em depoimento, ambos confessaram a prática, mas o ex-prefeito alega que foi orientado à época, pelas pessoas da assessoria dele, de que essa prática não era ilegal, e sim irregular administrativamente. “Ele inclusive justificou dizendo que os pagamentos foram feitos dessa forma para sanar as contas da Prefeitura, porque ele não queria deixar despesas para a próxima gestão, mas o grande problema disso foi a confecção de processos com informações inverídicas para justificar esses pagamentos junto ao Ministério Público e Tribunal de Contas”, destacou a delegada.

Ainda de acordo com Lara Schuster, as pessoas que tiveram as suas contas emprestadas para depósito também foram ouvidas, mas ficou confirmado que elas não sabiam a finalidade do empréstimo das contas, além de também não terem se beneficiado com as transações. O ex-prefeito e o ex-secretário de Finanças foram indiciados em três crimes: Lei de crimes de responsabilidade do prefeito; contratar com a Administração Pública sem o devido processo licitatório; além de falsidade ideológica.

A defesa do ex-prefeito Domingos dos Santos Neto disse que só vai falar sobre o assunto quando houver manifestação do processo pelo Ministério Público. Já a defesa do ex-secretário Élton Márcio de Santana Lima, não se pronunciou sobre o caso.

Operação ‘Anti-Desmonte’

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), o objeto é combater a desorganização administrativa e a dilapidação do patrimônio público, o chamado ‘desmonte’, no ano de eleições. A Operação conta com o trabalho do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE) e da Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap).

Publicidade
Publicidade