PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Ex-UFS Lagarto, nutricionista tece algumas dicas para esta quarentena

Marcel Monteiro é nutricionista formado pela UFS campus Lagarto, Pós graduando em Nutrição Clínica e Hospitalar; Preceptor em estágio clínico na Faculdade Ages; participante de pesquisa sobre omega 3 em pacientes com esteatose hepática

Diante do isolamento social promovido pelos governos a afim de conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, a vida dentro das residências se intensificou, sobretudo nas viagens ao sofá e à geladeira. Mas será que apesar da quarentena, dá pra manter uma alimentação saudável? Segundo o nutricionista Marcel Monteiro, sim. 

Marcel Monteiro é nutricionista formado pela UFS campus Lagarto, pós-graduando em Nutrição Clínica e Hospitalar; Preceptor em estágio clínico na Faculdade Ages; participante de pesquisa sobre Ômega 3 em pacientes com Esteatose Hepática

Em entrevista ao Portal Lagartense, ele afirmou que, neste período de isolamento, embora a tendencia seja procurar a procurar a geladeira para se alimentar, a sugestão é evitar a compra de produtos não saudáveis (doces, salgadinhos, refrigerantes e afins). “Se não tiver disponível, mais fácil de não consumir”, observa.

Neste sentido, Marcel Monteiro destacou que as frutas e verduras devem estar presentes na alimentação. “Para evitar sair muito de casa, prefira comprá-las ‘verdes’, pois têm maior durabilidade. Caso tenha pressa em consumir, você pode enrolar as frutas em uma bolsa ou em um jornal para aumentar a velocidade de amadurecimento, mas lembre-se de higienizar antes de comer”, orienta.

“Para deixar a rotina mais prática, congele verduras e legumes, como batata, brócolis, beterraba ou até mesmo frango e boi. Separar porções de cada coisa costuma facilitar no processo. Também não se esqueça da hidratação. Por isso, sempre que possível, beba um copo de água para manter o corpo hidratado e funcionando corretamente”, completa.

Higiene é fundamental

Em tempos de Covid-19, Marcel ressaltou a importância de higienizar bem os alimentos todos os produtos comprados para sua alimentação. “Assim que chegar em casa, após as compras, higienize tanto os produtos in-natura como também os enlatados e envasados. É hábito de muitas pessoas tocar nos alimentos no momento da compra. Tal fato pode contaminar os produtos e fazer com que os mesmos sejam um “meio de contágio””, salienta.

Sendo assim, os produtos in-natura devem ser higienizados com uma escovinha e água corrente, sendo deixados – posteriormente – em uma vasilha com água misturada a uma colher de sopa de água sanitária para cada litro colocado no recipiente.”Os envasados podem ser higienizados com uma esponja e detergente”, completa.

É tempo de inovar e de experimentar

Com a ociosidade gerada quarentena, Marcel afirmou que as pessoas devem “se organizar, seguir o que foi planejado, testar novas receitas e modificar o paladar, tudo dentro das orientações que foram passadas previamente”. E para quem quer fortalecer a imunidade, a recomendação é investir em alimentos com as vitaminas C (laranja, limão, acerola, goiaba, kiwi), E (amendoim, castanhas e nozes) e Zinco (gema de ovo, peixes, oleaginosas).

Todos esses fatores, entretanto, devem estar aliados a prática de exercícios físicos, os quais têm sido registrados por muitos internautas nas redes sociais. “A prática de atividade física é importante em qualquer momento. Algumas pessoas podem se sentir estimuladas em ver outras fazendo e postando. Efeito em cadeia. Mas é muito importante a orientação de um profissional de educação física, para evitar lesões e sugerir treinos específicos para seu objetivo. A alimentação somada a atividade física tende a trazer bons resultados a saúde e, consequentemente, a estética se for o caso”, encerra o nutricionista.

Publicidade
Publicidade