PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Fábio Mitidieri e embaixador indiano discutem programa Sergipe Águas Profundas

Foto: Julio Dutra

O potencial de Sergipe no segmento energético, sobretudo na área de petróleo e gás, é reconhecido nacionalmente e até mesmo fora do Brasil. Com este foco, o governador Fábio Mitidieri, durante agenda em Brasília, na última quarta-feira, 07, encontrou-se com o embaixador da Índia no Brasil, Shir Surech Reddy. Em pauta, o programa Sergipe Águas Profundas (Seap), do qual empresas indianas possuem participação.

A reunião, marcada a convite da Embaixada da Índia, atende a uma solicitação do governador para tratar de assuntos de interesse do estado. Além do Seap, o desenvolvimento no ramo de fertilizantes esteve em pauta. Tanto Brasil quanto Índia são grandes importadores desses produtos, o que torna o cenário favorável a parcerias. A perspectiva é que o processamento e refino do petróleo indiano no Seap aconteçam em Sergipe, além da possibilidade de implantação de uma unidade de fertilizantes nitrogenados, o que demanda grande consumo do gás natural, abundante em reservas sergipanas. Sergipe também possui vocação em agroindústria, com a presença do Complexo Industrial de Amônia/Ureia, o Complexo Industrial de Potássio e um grande número de misturadoras.

Durante o encontro, o governador esteve acompanhado do titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa; do secretário-executivo da pasta, Marcelo Menezes, e do senador por Sergipe Laércio Oliveira. Na oportunidade, Fábio Mitidieri salientou a posição de vanguarda do Estado frente ao setor do gás natural, com a adoção de uma legislação moderna e de uma política fiscal arrojada. O governador também ressaltou a importância do projeto Sergipe Águas Profundas.

“Sergipe vive um novo momento, com a expectativa de ampliação de sua produção de óleo e, especialmente, gás. Temos nos preparado para otimizar nossa capacidade de absorver as oportunidades e desejamos reverter o investimento nessa área em empregos e desenvolvimento locais. Em contrapartida, a Índia cresce fortemente, tem apetite para investimento e uma grande demanda de energia, por isso queremos reforçar nossos laços e abrir portas para parcerias”, frisou Fábio Mitidieri.

O governador aproveitou a ocasião para convidar os representantes indianos a participar do Sergipe Day. O evento, que acontecerá em 12 de março de 2024, será promovido pelo governo estadual em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), na cidade do Rio de Janeiro, reunindo os principais players do mercado e representantes do setor industrial. Deve ser agendada para o mesmo mês uma visita do embaixador Shir Surech Reddy a Sergipe, também a convite do governador.

Shir Surech Reddy apresentou à comitiva sergipana líderes das duas principais empresas estatais da Índia no setor de energia e discorreu sobre os números do país em áreas como produção e consumo de energia e comércio eletrônico. “A Índia está em franca expansão, com um PIB crescente, e queremos estabelecer parcerias em outros continentes e diversificar nossa atuação, inclusive em energia renovável”, afirmou o embaixador, ao aceitar o convite de Mitidieri para o envio de uma missão ao estado, e também convidou o governador a visitar a India ainda em 2024.

O primeiro contato entre o atual governo e os indianos aconteceu em outubro de 2023, durante a Offshore Technology Conference (OTC Brasil), realizada no Rio de Janeiro. O contato visou a busca de alternativas para que o volume de gás a ser produzido pelas empresas indianas que possuem participação no Seap seja consumido no estado. O encontro também se voltou a estreitar o relacionamento com as companhias e a atrair novos investimentos para Sergipe.

Sergipe Águas Profundas

O Sergipe Águas Profundas I e II está localizado a 100 quilômetros da costa e apresenta reservas substanciais e um horizonte de produção promissor. O projeto contém infraestrutura para escoamento, pois incluirá um gasoduto com 128 quilômetros de extensão, sendo 100 quilômetros no mar e 28 em terra.

A plataforma Seap I terá capacidade de produzir 120 mil barris de óleo e oito milhões de metros cúbicos (m³) de gás natural por dia. A primeira unidade tem a participação IBV Brasil Petróleo Ltda – uma joint venture brasileira de exploração e produção de petróleo e gás, igualmente dividida entre as indianas Bharat Petroleum (BPCL) e a Videocon Industries.

Já na plataforma Seap II terá capacidade de produzir também 120 mil barris de óleo e dez milhões de m³ de gás natural por dia. O projeto conta com a participação da empresa ONGC Videsh, braço de investimentos no exterior da maior exploradora de petróleo da Índia, a Oil and Natural Gas Corporation Limited (ONGC).

Além do embaixador Suresh K Reddy, participaram do encontro o ministro conselheiro Baisnab Pradhan, o primeiro secretário Suraj Jadhav, além dos representantes indiano do setor de energia, G.S. Sivakumar, diretor-geral da IBV Brasil, e Ajay Sane, diretor superintendente da ONGC Campos Ltda.

Fonte: Governo de SE
Publicidade
Publicidade