PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Fábio Mitidieri participa da IV Conferência Estadual de Juventude

Fotos: André Moreira

O Centro de Excelência Atheneu Sergipense foi palco da IV Conferência Estadual de Juventude de Sergipe, importante evento destinado a definir as prioridades das políticas públicas voltadas à juventude sergipana para os próximos anos. O evento, que aconteceu neste sábado, 28, contou com a participação do governador Fábio Mitidieri e reuniu delegados eleitos nas etapas municipais, bem como participantes das plenárias temáticas.

Coordenada pela Superintendência Especial da Juventude (SuperJuv), entidade vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), a conferência se revelou como um espaço crucial para a participação ativa da juventude na construção do seu próprio futuro. Com o tema ‘Reconstruir no presente, construir no futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver’, a conferência visa discutir as 218 propostas apresentadas no documento-base, abrangendo os 11 eixos do Estatuto da Juventude.

Entre os temas em destaque, encontram-se questões cruciais como cidadania, participação social e política, educação, profissionalização, trabalho, igualdade, saúde, cultura, comunicação, esporte, sustentabilidade e segurança pública. Essas discussões visam moldar o futuro da juventude sergipana e garantir que suas necessidades e aspirações sejam atendidas de maneira eficaz.

A IV Conferência Estadual de Juventude em Sergipe não é apenas um fórum de diálogo, mas também um reflexo do compromisso do Governo do Estado em promover oportunidades e direitos para a juventude, contribuindo para um futuro brilhante e mais inclusivo para as gerações vindouras. Além disso, esta edição da conferência comemora os dez anos de criação do Estatuto da Juventude, um marco na garantia dos direitos da juventude brasileira, instituído pela Lei nº 12.852/2013. Isso destaca o compromisso e engajamento do governador Fábio Mitidieri com o fortalecimento das políticas voltadas para a juventude em Sergipe.

“Contem com o apoio do nosso governo para valorizar a juventude sergipana. Estamos trabalhando para promover ações que garantam oportunidades para vocês. Exemplo disso é o nosso programa ‘Primeiro Emprego’. O futuro que nós queremos está desenhado com a participação decisiva dos nossos jovens, que também querem participar do presente e ser voz ativa. Esta conferência é ainda mais especial, pois comemoramos dez anos do Estatuto da Juventude. É por vocês, jovens, que o governo está de portas abertas para construir um futuro de oportunidades, de emprego, para que possamos trilhar um caminho seguro e para isso precisamos incluir os jovens nas discussões das políticas públicas e construir uma juventude cada vez mais inclusiva e construtiva. Porque o futuro passa pelo presentes de vocês”, destacou Mitidieri.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, ressaltou a dedicação do Governo de Sergipe em fortalecer o diálogo com a juventude. “Estamos reunidos aqui para colaborativamente definir as prioridades da juventude brasileira, identificando as políticas públicas de maior relevância. Hoje, promoveremos discussões temáticas e inclusivas que sejam pertinentes ao cenário enfrentado pela nossa juventude”, pontuou.

O secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, enfatizou a importância da Superintendência Especial da Juventude como um órgão estratégico que atua como ponto de interlocução entre todas as secretarias do Estado, demonstrando o comprometimento do Governo em fortalecer as políticas destinadas à juventude e em criar oportunidades para um futuro mais inclusivo e próspero. “Este é o dia de construir as políticas públicas da nossa juventude, que é o futuro do nosso estado”, disse o secretário.

Representando o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, Mário Dias reforçou que este é um dia importante para a juventude sergipana. “O nosso ministro sabe na prática o que é a luta pelos direitos da juventude, e eu também sou dessa luta. Por isso, quero abraçar a todos aqueles que contribuíram nas conferências municipais da juventude que culminaram no dia de hoje”, considerou.

Valorização da juventude

A superintendente Estadual da Juventude, Larissa Alves, destacou o compromisso do governador Fábio Mitidieri com a juventude de Sergipe. Ela parabenizou o governador por sua visão voltada para a juventude e expressou a importância da conferência em formular políticas públicas que moldarão os próximos quatro anos de mandato, além de criar um plano estadual com um horizonte de dez anos. “Essa iniciativa também visa selecionar delegados que representarão o estado na conferência nacional em Brasília. Sergipe é uma referência na construção de políticas públicas, e esta etapa estadual é de fundamental importância, pois contribuirá para a definição das políticas públicas necessárias para a juventude”, afirmou.

O coordenador da Conferência e presidente do Conselho Estadual da Juventude, Jonathan hora, chamou atenção para o papel do encontro na construção de políticas públicas voltadas à juventude sergipana. “A Conferência Estadual é fruto da mobilização que nós fizemos com 40 municípios, com mais de oito mil jovens mobilizados durante os meses de agosto e setembro. E hoje, os jovens veem os representantes delegados e delegadas apresentarem ao governador, para que o governo possa se debruçar sobre isso e construir ações efetivas com a juventude e, a partir daqui, vai construir um plano estadual para a juventude sergipana”, apontou.

Mickaelly Almeida é estudante da faculdade de Letras e integrante da União da Juventude Socialista. Ela contou que é a primeira vez que participa da conferência e está muito feliz em fazer parte desse momento. “Esta conferência é muito importante para nós estarmos sempre por dentro de todas as ações que acontecem em nosso estado e em nosso país, para lutarmos pelos nossos direitos à cultura, educação e diversidade”, destacou.

Presenças

Também estiveram presentes na Conferência a deputada federal Katarina Feitoza, a deputada estadual Linda Brasil, a vereadora de Porto da Folha Flávia de Bruninho, o deputado estadual Manuel Marcos, e o secretário municipal de Governo de Aracaju, Hallison Souza, representando o prefeito Edvaldo Nogueira.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade