PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Fábio Reis culpa a Prefeitura de Lagarto pela paralisação da reforma da Praça Filomeno Hora

Deputado federal Fábio Reis

As obras que visam a reforma da Praça Filomeno Hora, principal cartão postal de Lagarto, estão paralisadas à espera dos recursos oriundos da emenda parlamentar destinada pelo deputado federal lagartense Fábio Reis (MDB). É o que informou o jornalista Danniel Prata.

Projeto arquitetônico da praça Filomeno Hora

Segundo ele, que não informou desde quando a obra está parada, a Prefeitura Municipal de Lagarto já investiu a sua contrapartida de R$ R$ 142.926,16, mas a quantia de R$ R$ 500.406,43 oriunda das emendas ainda não chegou. “[Os recursos federais] se referem a dois terços de toda obra e cujo o serviço compreende também ao seu entorno”.

Diante da situação, a reportagem do Portal Lagartense procurou o deputado federal Fábio Reis para compreender a situação. De acordo com o parlamentar, a culpa não é do mesmo, mas da Prefeitura Municipal de Lagarto que não tem alimentado o sistema de acompanhamento do Governo Federal corretamente.

O deputado prestou esclarecimentos após sua chegada de Brasília-DF

Em sua argumentação, Reis lembrou que os recursos destinados para a reforma da citada praça fazem parte de uma única emenda, superior a R$ 1 milhão, destinada para a reforma de outras duas praças, a do povoado Pindoba e a de Nossa Senhora da Piedade. Diante da quantia, a obra somente é paga por metro, e ai que, segundo Fábio, está o problema.

“A empresa vinha executando a obra a passo de tartaruga, mas a prefeitura é quem deve aferir o quanto foi construído e informar a Caixa Econômica, que vai enviar os seus técnicos para fiscalizar aquilo que foi informado, para depois autorizar a Secretaria do Governo Federal a efetuar o pagamento somente daquilo que foi feito. Esses pagamentos ocorrem entre os dias 25 e 28 de cada mês, então se a prefeitura não alimenta a planilha corretamente, respeitando os prazos, ela não pode esperar receber os recursos no tempo certo”, argumentou o deputado.

Fábio ainda destacou que se a prefeitura alimentasse o sistema corretamente e a obra fosse concluída hoje, ainda esse mês ela receberia o valor completo da obra. “O governo só vai pagar por aquilo que for feito e se o relatório estiver errado, o dinheiro também não vem. Tudo tem que ser de acordo com o informado”, destacou.

Ele ainda comentou que a informação veiculada sobre a paralisação das obras é uma cobrança “só porque estamos cobrando a execução de obras que estão paradas. O Centro de Iniciação ao Esporte, por exemplo, está com 100% dos recursos na conta e não foi nem concluída. Além disso, há outra emenda de R$1.5 milhão que está há três anos na conta da prefeitura e ela nem comprou os equipamentos para o Centro de Reabilitação, da Estação. Essa obra está 98% concluída e não termina”, lamentou.

Sem sucesso

Diante das alegações do deputado, a reportagem tentou contatar o Secretário Municipal de Obras, Noel Souza, para obter maiores esclarecimentos. Contudo, não obtivemos sucesso.

 

 

Publicidade
Publicidade