PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Feira da Reforma Agrária e Agroecologia 2023 começa nesta quarta-feira em SE

Foto: Arthuro Paganini

Começa nesta quarta-feira, 29, no Parque João Cleophas, a Feira da Reforma Agrária e da Agroecologia Sergipana. O evento, realizado por meio de convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), acontece até o próximo sábado, dia 02 de dezembro.

De acordo com o secretário da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, a feira será um espaço para a comercialização de produtos da agricultura familiar. “O evento vai promover a venda de produtos alimentícios in natura e artesanais vindos de acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária e de pequenos agricultores de todas as regiões do estado. Além disso, teremos uma programação educacional, cultural, técnica e de saúde”, destacou.

A expectativa com a realização da feira é de que sejam beneficiadas diretamente mil pessoas, e outras 10 mil famílias, de forma indireta, de todas as regiões sergipanas, representando todas as categorias de agricultores camponeses do estado, a exemplo de indígenas, quilombolas, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos ciganos, pescadores e extrativistas, como as catadoras de mangaba.

Os feirantes estarão organizados em 250 núcleos de comercialização, oferecendo produtos agrícolas in natura de origem animal e vegetal, produtos de base agroecológica, agroindustrializados, minimamente processados e artesanato. “Os participantes, também, terão acesso a palestras sobre temas relacionados ao dia a dia no campo, como ‘agricultura familiar e cooperativismo’, ‘perdas e desperdícios de alimentos’, ‘manejo integrado e pragas na agricultura’ e sobre ‘segurança alimentar, nutrição e saúde’”, divulgou o presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Gilson dos Anjos, ao destacar que os temas serão abordados pela equipe de técnicos da empresa.

Programação cultural

Além de promover a comercialização de produtos alimentícios e artesanais, difundir a cultura camponesa e integrar culturalmente as populações urbanas e do campo, a Feira da Reforma Agrária e da Agroecologia Sergipana vai contar com uma programação cultural, durante os quatro dias de evento, sempre no período da tarde.

No local, serão realizadas apresentações artísticas com o grupo Renovação, Mimi do Acordeon, banda Quixaba do Nordeste, Batuque das Mulheres de Cruiri e Fabinho Forrozão.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade