PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Feriado junino leva 443 pessoas a buscarem atendimento no Huse

Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

No período de 21 a 24 de junho, o Pronto Socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), registrou 443 atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 121 ficaram internados para novos procedimentos e em observação. O final de semana foi de festa junina e diversas ocorrências com vítimas de acidentes motociclístico, automobilístico, armas de fogo e branca, queimaduras e baixa complexidade aconteceram. Mas o fluxo de atendimentos foi dentro da normalidade.

Para se ter uma ideia, a Ortopedia e a Sala de Sutura registraram 172 atendimentos. A Área Azul adulto atendeu 196 casos e desse total, 38 precisaram continuar em observação. Os consultórios do Otorrino e Oftalmo totalizaram 14 pacientes e a Pediatria somou 51. A baixa complexidade foi a maioria dos atendimentos, com 322 altas médicas em até 24 horas.

O pequeno G.M, 5 anos, apresentou febre e tosse durante o final de semana. De acordo com a estudante e mãe do pequeno paciente, Gisélia Matias, 25, o maior vilão foi a mudança de temperatura. “Ele teve que passar o São João internado por causa de tosse. Estava ficando cansado e com a fumaça de fogos só piorava a situação. Agora está bem melhor e vou continuar o tratamento com aerossol e medicação em casa”, disse a estudante.

O jovem Fábio Ferreira, 32, caiu da moto que pilotava e se acidentou. Ele buscou ajuda médica porque não estava mais aguentando a dor no tornozelo, que sofreu uma luxação. “Eu segurei a dor para não perder os festejos juninos e só agora vim em busca de tratamento. O meu pé foi imobilizado e devo ficar de repouso quinze dias. O atendimento foi rápido e agora é cumprir o prazo dado pelo médico”, enfatizou.

Outros casos também foram atendidos no Huse, além dos acidentes motociclísticos, que registraram 33 vítimas. Os acidentes automobilísticos levaram sete pessoas à urgência e os atropelamento quatro. A violência urbana também fez parte da estatística e totalizou 10 atendimentos durante o final de semana junino, sendo cinco vítimas por arma de fogo e cinco por arma branca. 

O coordenador do Pronto Socorro do Huse, Tony Nino, destacou a eficiência das equipes e a resolutividade do planejamento que foi montado para os festejos juninos. “Ocorreu tudo dentro do esperado e podemos dizer que foi um final de semana dentro da normalidade. Fizemos um planejamento com escalas e equipes atuantes para a resolutividade dos casos. Mais uma vez chamamos a atenção das pessoas quanto as vítimas de queimaduras, que teve um número considerado. Tenham mais cuidado, principalmente com as crianças. As sequelas são muitas e em caso de amputação são irreversíveis. A festa de São Pedro está se aproximando e vamos brincar com mais segurança e responsabilidade”, alertou o coordenador.

Publicidade
Publicidade