PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Festival da Mandioca 2026: Cadastramento dos ambulantes inicia nesta quarta, 20

WhatsApp Image 2026-05-18 at 16.50.07

A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), publicou o Edital de Chamamento Público Nº1/2026, que trata da permissão para os vendedores ambulantes que desejam comercializar produtos durante os shows do Festival da Mandioca 2026, que acontecem nos dias 23, 24, 27 e 28 de junho, na Praça Paulo Vieira Menezes (Praça do Tanque Grande).

De acordo com o cronograma, as inscrições serão realizadas entre os dias 20 a 28 de maio, de forma gratuita, garantindo aos ambulantes selecionados a participação regularizada durante toda a programação do evento sem cobrança de taxas de inscrição ou de atuação, exceto para os comerciantes de outros municípios e aqueles enquadrados na categoria bares, conforme prevê a Lei Complementar nº 130/2025.

Os interessados em se inscrever poderão enviar a documentação exigida para o e-mail turismolagarto@gmail.com ou presencialmente na Secretaria Municipal de Turismo, localizada no Centro Administrativo, na Praça Nossa Senhora Aparecida, nº 40, bairro Cidade Nova, das 8h às 14h. Poderão participar pessoas físicas e jurídicas que atendam às exigências estabelecidas no edital, sendo permitida apenas uma inscrição por candidato.

Além de possibilitar um planejamento mais eficiente da estrutura destinada aos comerciantes, a medida contribui para a organização dos espaços comerciais, identificação dos ambulantes e ordenamento do evento, oferecendo melhores condições de funcionamento durante os dias de festa. Neste sentido, o secretário de Turismo, Alexsandro Carvalho (Alex Dentinho), destaca que o Festival da Mandioca, além de ser um dos maiores eventos do estado, também representa importância econômica e social para muitas famílias do município.

“Desde o Festival do ano passado, temos a preocupação de incluir os ambulantes nesse processo de organização. Muitas famílias aguardam esse período para ampliar sua renda e movimentar seus negócios. Por isso, a gestão municipal, mais uma vez, garante a isenção da taxa de inscrição para os lagartenses, criando condições mais acessíveis para que esses trabalhadores possam participar de maneira organizada e segura”, explica.

A inscrição é uma etapa indispensável para os trabalhadores que desejarem garantir espaço no evento. Todo o processo de seleção será conduzido pela Comissão Permanente de Eventos de Lagarto (CPEL), instituída pelo Decreto nº 1.432, de 11 de maio de 2026. O resultado final dos habilitados está previsto para o dia 3 de junho, com divulgação nos canais oficiais da Prefeitura. Já os sorteios públicos ocorrerão nos dias 8, 9 e 10 de junho, conforme cronograma disponível no edital.

A expectativa da gestão municipal é de que o Festival da Mandioca reúna milhares de pessoas ao longo da programação, com grande circulação de visitantes, aquecendo diversos segmentos da economia local, especialmente o comércio informal e os pequenos empreendedores. “A gente orienta que os interessados em comercializar na festa acompanhem os canais oficiais do município para saber todas as informações sobre critérios de participação, documentação necessária e demais etapas do processo de credenciamento”, pontua Alex Dentinho.

Além de contribuir para a organização dos espaços e para o ordenamento do evento, o credenciamento permitirá que os ambulantes atuem de maneira regularizada, garantindo maior controle, identificação dos comerciantes e melhores condições de funcionamento durante os dias de festa. A expectativa é de que o Festival da Mandioca reúna milhares de pessoas, impulsionando a circulação de visitantes e aquecendo diversos segmentos da economia local.

Fonte: Prefeitura de Lagarto

Publicidade
Publicidade