PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

SE: Fiocruz recomenda restrição de atividades não essenciais por 14 dias

Quase todos os estados brasileiros estão em situação crítica no tocante a ocupação dos leitos de UTI para covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sugeriu ontem, 23, através de um boletim extraordinário, que todos os estados, capitais e municípios que se encontram na zona de alerta crítico referente a taxa de ocupação dos leitos de UTI para covid-19 adotem medidas mais duras para conter a propagação do vírus causador da atual pandemia. Sergipe aparece em estado crítico com 85% dos seus leitos ocupados.

Quase todos os estados brasileiros estão em situação crítica no tocante a ocupação dos leitos de UTI para covid-19

Segundo o documento, as principais recomendações são:  a restrição das atividades não-essenciais por cerca de 14 dias, para redução de aproximadamente 40% da transmissão; o uso obrigatório de máscaras por pelo menos 80% da população, a suspensão de atividades presenciais da Educação em todos os níveis, a implantação de barreiras sanitárias, fechamento de praias e bares, bem como a proibição de eventos presenciais como shows, congressos, atividades religiosas e esportivas.

Em Sergipe, boa parte das medidas listadas já foram tomadas pelo Governo do Estado e seguida por todos os 75 municípios sergipanos. Dentre as principais medidas já adotadas estão: o toque de recolher, a obrigatoriedade do uso de máscaras por todos os cidadãos, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e templos religiosos com 30% de sua capacidade, o fechamento de praias, rios e bares, bem como a proibição de eventos e shows. Atividades esportivas seguem a portões fechados.

Pandemia segundo a Fiocruz

O boletim da Fiocruz destaca ainda o agravamento do cenário nacional, que apresenta números extremamente altos de casos e óbitos diários por covid-19, a permanência da tendência de aceleração da transmissão do Sars-CoV-2 e o quadro muito crítico das taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.

De acordo com os dados, ocorreram, em média, 73 mil casos diários e 2 mil óbitos por dia na última semana epidemiológica analisada, no período de 14 a 20 de março. O número de casos cresce a uma taxa de 0,3% ao dia e o número de óbitos por covid-19 aumentou para 3,2% ao dia. Também foi observado um aumento desproporcional da mortalidade no país, passando de cerca de 2% no final de 2020 para 3,1% em março deste ano.

Com relação às taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 no SUS, os dados continuam indicando um quadro extremamente crítico no país. Segundo o boletim da Fiocruz, na região Norte, se destaca a saída do Amazonas da zona crítica para a de alerta intermediário, agora com uma taxa de 79%.

Em compensação, piora a ocupação de UTIs covid-19 na região Sudeste: na última semana, em Minas Gerais, a taxa de ocupação cresceu de 85% para 93%; no Espírito Santo, de 89% para 94%; no Rio de Janeiro, de 79% para 85%; e em São Paulo, de 89% para 92%. A região Sul e a Centro-Oeste mantiveram taxas superiores a 96%. Piauí (96%), Ceará (97%), Rio Grande do Norte (96%) e Pernambuco (97%) destacaram-se com as piores taxas na região Nordeste, apontou o boletim da Fiocruz.

 

 

Publicidade
Publicidade