PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Fisioterapeutas do Huse auxiliam na reabilitação dos pacientes

fiosterapia-Huse

O dia 8 de setembro é lembrado no calendário como o Dia Mundial da Fisioterapia, uma data para sensibilizar a população sobre a importância dessa reabilitação que consiste em tratar uma lesão instalada ou problemas ortopédicos, garantindo a todos uma boa recuperação dos movimentos.

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), conta com um serviço atuante com mais de 100 profissionais fisioterapeutas trabalhando para garantir o bem-estar do paciente, pois, é esse profissional que desenvolve a sua capacidade física.

Para o Referência Técnica em fisioterapia do Huse, Márcio José Araújo, a demanda de atendimento ao paciente internado é diária, onde todos são atendidos e sem fila de espera. Ele explica que os profissionais atuam na unidade, entre celetistas e estatutários,  atendem em área fechada, que são as críticas e os internamentos adulto e pediátrico, de acordo com a orientação médica.

“Eles são divididos por alas e cada profissional é responsável por uma ou mais alas dependendo da demanda. No internamento o médico solicita a avaliação e a gente decide se vai ser acompanhado ou só orientado, além da orientação para alta hospitalar, tanto o encaminhamento ambulatorial, como orientações previstas para uso de cadeira de rodas, muletas, entre outros. O serviço é atuante e temos uma demanda muito boa, onde todos são atendidos e sem fila de espera, com isso, a questão de sequela é bem menor devido a atuação da fisioterapia”, explicou.

HUSE conta com um serviço atuante com mais de 100 profissionais fisioterapeutas trabalhando para garantir o bem-estar do paciente.

Além da fisioterapia aplicada para os pacientes internados, o Huse também cuida do cuidador e oferece saúde para o trabalhador. Uma delas é a ginástica laboral que serve para prevenir lesões relacionadas à postura incorreta na estação de trabalho, sedentarismo, estresse, além de impactos físicos que são minimizados com a prática das atividades laborais. Por isso, 15 minutos de exercícios fazem toda a diferença ao longo do dia. A fisioterapeuta Débora Ramos, destaca os benefícios e a importância dessas atividades para o trabalhador.

“Com essa prevenção a gente pode melhorar a qualidade de vida do trabalhador aqui no Huse, a gente realiza dinâmicas, orientações posturais para prevenir essas lesões. São três vezes por semana em cada setor, num tempo de 10 a 15 minutos. Eles se sentem muito bem e ficam mais dispostos no decorrer das suas atividades. Eu busco sempre melhorar a qualidade de vida e a prevenção das doenças ocupacionais desses trabalhadores”, pontuou a fisioterapeuta.

Já a Reeducação Postural Global (RPG) tem o objetivo de fortalecer os músculos e ajudar a melhorar a saúde do trabalhador que realiza algum esforço durante a jornada de trabalho. A fisioterapeuta Susane Paranhos, destaca que o programa de saúde do trabalhador no Huse é importante e só tenho que parabenizar a gestão pelo incentivo em cuidar do cuidador.

“É fundamental que se pense no trabalhador como colaborador, pois, é quem faz o hospital funcionar. Todas as categorias são importantes e saber valorizar o funcionário ele vai trabalhar de outra forma, porque está feliz e valorizado. Eu enxergo como uma necessidade e eu posso ajudar. Os casos mais frequentes que chegam são queixas de cervicalgia e lombalgia. É uma dor incapacitante para muitos trabalhadores, pois, na maioria das vezes lidam com o peso do paciente, além da má postura e muito tempo sentado em frente a computadores. Outros, são por bursite, tendinite e problemas de coluna”, enfatizou Susane Paranhos.

A auxiliar de enfermagem, Adlene dos Santos, é funcionária do hospital e relata os benefícios trazidos para a sua vida pela ginástica laboral e a RPG praticadas por ela no Huse.

“A fisioterapia me ajudou e muito, eu fui sequelada de um grave acidente de moto com diversas fraturas e em especial na cervical, quando retornei ao trabalho, um ano depois de afastamento a minha postura já não era normal, fiz fisioterapia, faço ginástica laboral e fiz RPG que me ajudou muito. Fiz anos esse tratamento e o beneficio para o profissional é muito grande, sem contar que fiz aqui mesmo no hospital, reservava um momento do horário de trabalho e era atendida, até em caso de crise”, relatou.

Fonte: SES

Publicidade
Publicidade