PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Forte calor seguido de trovoadas serão constantes em Lagarto, explica Overland Amaral

Meteorologista Overland Amaral

Na última segunda-feira, 02, muitos internautas utilizaram as redes sociais para comentarem o forte calor que assolava o município de Lagarto. Um exemplo disso é que alguns termômetros chegaram a marcar entre 40°C e 41°C. Diante disso, a reportagem do Portal Lagartense buscou o meteorologista Overland Amaral, coordenador do Centro Estadual de Meteorologia para saber o que de fato aconteceu.

Overland explicou o forte calor sentido na última segunda-feira, 02, em Lagarto

De acordo com ele, o calor sentido ontem deve ser sentido também nesta terça-feira, 03, devido a presença de uma massa de ar seco, sem nebulosidade (nuvens), o que favorece uma maior quantidade de radiação solar atingindo a terra. “Por outro lado, esse calor que chega a terra reflete e o somatório com o que chega resulta nesse aumento de temperatura”, explicou.

Overland ainda afirmou que a alta na temperatura contribui para o aumento da umidade do ar e a consequente formação de algumas instabilidades climáticas e que, por isso, algumas trovadas podem ser registradas entre a próxima quarta, 04, e quinta-feira, 05. “Depois desta terça-feira deve ocorrer uma redução de temperatura e uma condição de chuva no dia seguinte. Isso é próprio do verão”, observou.

Diante disso, ele ainda acrescentou que o fenômeno deve ocorrer com mais intensidade entre dezembro e janeiro, por serem considerados os meses da época mais quente do verão para toda a região e parte da Bahia. “Casos como esse devem ocorrer até fevereiro ou março, mas o período mais quente é dezembro e janeiro. Então será muito calor seguido de  uma condição de fortes trovoadas”, destacou.

E os termômetros?

Questionado sobre alguns termômetros terem marcado entre 40°C e 41°C, o meteorologista explicou que eles não devem ser levados em consideração, porque os mesmos não foram aferidos pelos órgãos competentes. “Em nossas estações os termômetros indicam temperaturas em torno dos 35°C. Mas isso nunca é exato, porque depende das condições climáticas de cada região”, completou.

Cabe destacar que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê até a próxima sexta-feira, 06, temperaturas oscilando entre 35°C e 20°C, sendo as mais baixas temperaturas esperadas para o período noturno.

Publicidade
Publicidade