PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Gaeco cumpre mandados de busca, apreensão e prisão contra o PCC em Sergipe

Gaeco

Na manhã desta terça-feira, 28, foi deflagrada a segunda etapa da Operação Flashback, realizada em 11 estados, incluindo Sergipe, com o objetivo de desarticular a nova composição da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), que tem base em Mato Grosso do Sul, de onde saem as ordens de justiçamento para todo Brasil. 

Ao todo, foram expedidos 216 mandados de busca, apreensão e prisão em 71 municípios.

A operação foi coordenada nacionalmente pelo Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Alagoas, contando com o engajamento dos Gaecos dos MPs de Sergipe, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba, Piauí, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Em Sergipe, foram expedidos 14 mandados de busca, apreensão e prisão pelo Juízo da Comarca de Carira. A operação envolveu 60 profissionais da área de Segurança Pública e as ações ocorreram em Aracaju e outros cinco municípios.  

Operação foi coordenada nacionalmente pelo Gaeco dos MPs de 11 estados.

Ao todo, foram expedidos 216 mandados de busca, apreensão e prisão em 71 municípios. A região Nordeste é a que concentra o maior número de ações da operação, contabilizando sete estados e 179 mandados judiciais expeditos. 

No estado, a operação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), por meio da Coordenação Geral do Sistema de Inteligência de Segurança Pública em Sergipe (Cogesisp-SE); da Polícia Civil, por meio do Departamento de Narcóticos do Estado de Sergipe (Denarc) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core); da Polícia Militar, por meio do Comando de Operações Especiais (COE), da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga e da Agência Central de Inteligência (ACI); e do Departamento do Sistema Prisional de Sergipe (Desipe).

Já em âmbito nacional, a operação contou com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Polícia Federal – através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes – e Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).

PCC

O PCC é uma facção criminosa que comanda rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e narcotráfico no país, desde 1993. Com hierarquia própria, os integrantes da facção que estão fora dos presídios obedecem a ordens dos líderes, que estão no Sistema Prisional e financiam o crime organizado.

Com informações do Gaeco/MPSE

Publicidade
Publicidade