PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Gêmeos do povoado Brejo passam em Medicina na UFS Lagarto

EA3FBE5B-B732-4368-9099-F71E0D933ACE

O Campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) divulgou na tarde de terça-feira, 3, o resultado do vestibular 2020. Os números ainda estão sendo contabilizados, mas uma apuração parcial já consta que o curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) aprovou, no mínimo, 32 alunos. Até agora já foram identificados três aprovados no polo de Salgado, 13 no polo de Simão Dias e 16 no polo de Lagarto, e os números tendem a crescer à medida que mais estudantes forem verificados na lista de aprovados.

Dentre os aprovados, um dos destaques foram os irmãos gêmeos André de Góis Santana e Andrei de Góis Santana, de Lagarto. Aos 21 anos de idade, eles passaram no curso de Medicina, em 7º e 8º lugar, respectivamente, mas em grupos diferentes. A trajetória deles começou em 2018, quando o jovem André começou a cursar Psicologia na UFS. Nessa mesma época, eles e a família passaram por algumas dificuldades pessoais: a mãe fora diagnosticada com um câncer, o que exigiu um pouco mais de atenção.

O irmão Andrei ficou em casa cuidando da mãe, enquanto André continuou estudando Psicologia. “Por conta da doença da minha mãe, comecei a ver a importância de se ter um médico na família para dar suporte à saúde dela”, disse André. Ele conta que a mãe seguiu rigorosamente todas as determinações do oncologista, o que despertou nele a vontade de ser médico. “Foi aí que meus olhos se abriram para a Medicina”, declarou.

Os dois cursaram o ensino fundamental em uma escola municipal no povoado Brejo, onde moram, e o ensino médio no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Em 2019, estudaram também no curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), no polo de Lagarto, pela noite. Para André, o curso foi fundamental para o sucesso. “O Preuni ajudou bastante em nossa formação, fez toda a diferença. Os professores contribuíram com inspiração, tanto nos conteúdos quanto no lado pessoal. Então nós tivemos bastante compromisso com todo o esforço deles em colaborar com a gente”, afirmou.

O seu irmão, Andrei, não poupou elogios à preparação que ambos tiveram no Pré-Universitário. “Tivemos uma boa base no ensino médio, mas o Preuni nos serviu mais como fonte de revisão e estratégia para passar no Enem. Os professores passam os assuntos que mais caem nas provas e os alunos que estudam no Pré-Universitário saem de lá com excelentes notas”, declarou ele, que ainda está pensando qual especialidade da Medicina pretende seguir ao se formar.

Aprovações gerais

De acordo com a coordenadora do curso Pré-Universitário, Gisele Pádua, esses números são motivo de comemoração. “A gente continua colhendo os frutos de todo o trabalho realizado em 2019, agora com a divulgação do resultado do Campus de Lagarto, esperando ainda mais aprovações. Isso é a consolidação do sucesso do Pré-Universitário”, disse.

O levantamento de dados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) apontou que a rede estadual de ensino aprovou mais de 1.067 alunos na Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão. Desse total, 396 são estudantes que cursaram apenas o ensino médio; 440 são alunos exclusivos do Curso Pré-Universitário do Governo de Sergipe, e 231 alunos estavam matriculados em 2019 tanto no ensino médio, quando no Pré-Universitário.

Publicidade
Publicidade