PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Gestores do HU de Lagarto e Município discutem atenção integral ao usuário em Lagarto

IMAGEM 2 REUNIÃO HUL MUNICÍPIO

Gestores de saúde do município e do Hospital Universitário discutiram em reunião realizada nesta quarta-feira, 20, no HUL o fluxo de referência e contrarreferência entre a unidade hospitalar e a atenção primária à saúde em Lagarto.

Pelo HUL participaram o gerente de Atenção à Saúde, professor Manoel de Cerqueira Neto; a diretora Clínica e chefe da Divisão do Cuidado, Evelyn Machado; e o chefe da unidade de Regulação Assistencial, Marcos Henrique dos Santos. Pelo município, o secretário Cleverton Oliveira, da Saúde; a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária, Daniela Souza da Silva; a gerente da Estratégia Saúde da Família, Nívea Alves dos Santos; e a assessora de Planejamento, Daniela Santos Pereira.   

 “A partir de agora, o paciente do município de Lagarto que tiver alta e necessitar da continuidade do cuidado terá seu resumo de alta e exames encaminhados para a atenção primária”, observou o professor Manoel de Cerqueira Neto, lembrando que isso será providenciado pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HUL.

O gerente de Atenção à Saúde disse ainda que a discussão em torno do fluxo de referência e contrarreferência será estendido a outros municípios. “Lagarto é um ponto de partida de um processo que em breve envolverá os demais municípios da nossa região de saúde”, destacou, lembrando que o objetivo é a integração e contribuição cada vez maior do HUL à rede de atenção à saúde. Para a diretora Clínica, Evelyn Machado, o intuito é o fortalecimento da parceria já existente entre a Ebserh e o município de Lagarto. “Com o objetivo de afinar os fluxos dos pacientes entre a atenção hospitalar e a atenção primária”, enfatizou.

Município – O secretário Cleverton Oliveira, da Saúde, ressaltou que a melhoria e fortalecimento da atenção básica passa necessariamente pela celebração de parcerias que possam agregar e somar esforços pensando no melhor para a coletividade. “Lagarto hoje não tem que pensar numa saúde individualizada, mas numa rede de saúde englobando entes como a universidade, o município, a Ebserh, e ainda instituições privadas e de cunho social que queiram agregar nesse processo”, considerou. “Hoje nós pensamos em parcerias para a melhoria da atenção básica”, destacou.  

Comentando sobre a motivação que ensejou o encontro dos gestores, Daniela Souza da Silva lembrou que o objeto foi pactuar o fluxo de referência e contrarreferência entre o HUL e a atenção primária à saúde. “O que se visa é a melhoria da assistência aos nossos usuários, para redução de agravos e um melhor acolhimento ao público”, disse. ​

Publicidade
Publicidade