PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Governador de SE participa de reunião com ministra da Saúde para alinhar ações de prevenção à dengue

Fotos: Arthur Soares

Em reunião virtual com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, na última segunda-feira, 26, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, juntamente com gestores da região Nordeste, tratou sobre a situação da dengue no país. De acordo com o governador, o Nordeste já tem uma expertise em lidar com a questão.

“Há décadas a gente já trabalha com a conscientização da população sobre como prevenir a proliferação do Aedes aegypti”, disse o governador, ressaltando que atualmente o estado de Sergipe se encontra em situação estável de número de casos da doença.

Na ocasião, foi discutida a possibilidade de distribuição de cartilha informativa e repelente nas 319 escolas que integram a rede de ensino estadual de Sergipe. As secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação e Cultura (Seduc) irão alinhar a estratégia e apresentar ao governador ainda esta semana.

Ainda durante a reunião desta segunda, a ministra da Saúde enfatizou que os estados do Nordeste têm sido exemplo para as outras regiões do país. “Alguns estados estão em uma situação mais tranquila, mas não menos em alerta”, considerou Nísia Trindade, solicitando que os governadores reforcem a necessidade de campanhas focadas no assunto.

No próximo sábado, 2, será realizado o Dia D, ação nacional coordenada pelo Ministério da Saúde que divulga e mobiliza a população brasileira para o combate ao mosquito.

Em Sergipe, as ações de prevenção à dengue no estado são realizadas de forma conjunta. Os secretários de Estado da Saúde e da Educação e Cultura, Walter Pinheiro e Zezinho Sobral, respectivamente, estiveram na reunião para alinhar com o governador estratégias de atuação da gestão estadual. “Já bolamos estratégias de prevenção junto aos municípios sergipanos, no que diz respeito à divulgação de protocolos, manejo clínico e utilização de teleconsulta”, exemplificou Walter Pinheiro.

Já no campo de atuação da Educação, o secretário Zezinho Sobral chamou a atenção para o importante papel das escolas na campanha de conscientização. “Serão feitas orientações por meio da distribuição de cartilhas. Quando crianças e adolescentes recebem instruções, eles levam para a casa e seus pais acabam seguindo”, afirmou.

Ações do Governo do Estado

Apesar de o quadro em Sergipe não estar classificado como alto risco de incidência, os cuidados preventivos precisam ser redobrados. Diante da situação, o Governo do Estado já realiza, como ações preventivas: elaboração de Plano de Contingência para respostas às epidemias de dengue, chikungunya e zika no estado; criação do Grupo de Trabalho Executivo (GTE), em ação desde dezembro de 2023; mapeamento epidemiológico do cenário atual.

Além disso, o uso constante de estratégias complementares, como o carro fumacê e o repasse de insumos estratégicos (larvicida e inseticidas) para os municípios para a utilização em medidas de controle e prevenção às arboviroses e campanha e ampla divulgação para mobilização social com participação popular.

O Estado também tem feito capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) e rede hospitalar; monitoramento semanal dos dados epidemiológicos e de controle vetorial, de maneira a detectar precocemente a alteração de padrão de comportamento das doenças para buscar reduzir risco de surtos e epidemias no estado, além de diálogo constante com os municípios, bem como orientação para a notificação dos casos.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade