O governador, Belivaldo Chagas, anunciou na tarde de hoje, 4, durante uma coletiva de imprensa, novas medidas restritivas para conter a propagação da Covid-19 no estado. Entre elas, está a proibição de quaisquer eventos a partir desta sexta-feira, 5, até o dia 21 de março.
Além disso, também ficam suspensos os serviços não essenciais durante os próximos dois finais de semana, como a venda de bebida alcoólica.
Sendo assim, ficam suspensas as atividades de bares, restaurantes e similares entre as 18h de sexta-feira e 5h da segunda-feira, sendo permitidos apenas os serviços de delivery e retirada no local, entre os dias 5 e 7 e 12 e 14 deste mês.
“São medidas necessárias para evitar um colapso no sistema de saúde e evitar mortes. Em oito dias tivemos um aumento de 46% no número de casos. Não fazer nada nesse momento é irresponsabilidade. Não vamos impedir o direito de ir e vir de ninguém, mas durante 48h, neste e no próximo final de semana, os bares, restaurantes e os shoppings de todo o estado ficarão fechados”, explicou Belivaldo.
Ainda de acordo com as medidas anunciadas pelo Governo, todas as atividades essenciais, não essenciais e especiais, com exceção das relacionadas a saúde e segurança, devem ter ocupação máxima de 50% do estabelecimento até o dia 21 de março. Além disso, os serviços não essenciais e especiais ficam proibidos de funcionarem entre as 22h e 5h.
Já o horário de funcionamento da administração pública não essencial vai de 7h às 13h, com escalas de rodízio e manutenção do atendimento externo.
O Governador ainda informou que o início das aulas da rede pública estadual, previstas para começarem no dia 22, pode ser adiado. “Nós já convocamos uma reunião extraordinária para a próxima quinta-feira. Dependendo de como estivermos, deliberaremos na próxima quinta feita, sob a possibilidade de adiar, por exemplo, as aulas na rede pública. É possível que a gente suspenda por esse período também as aulas da rede privada. Tudo vai depender dos números dos próximos oito dias”, disse.