PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Governo de Sergipe assina proposta de regularização da Praia do Saco em Estância

imagem_2025-05-15_105537255

O governo de Sergipe assinou, nesta quarta-feira (14), a proposta de regularização ambiental e urbanística da Praia do Saco, localizada no município de Estância.

A proposta foi formada com o objetivo de buscar uma solução consensual sobre a ocupação irregular da região. O acordo foi formalmente apresentado ao Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) para avaliação.

O documento propõe a atuação coordenada entre o estado e o município, com compromissos voltados à preservação dos ecossistemas, à restauração ambiental da área degradada e à promoção do turismo sustentável como fonte de renda para a população que vive na região.

Dentre as ações propostas, o estado citou:

  • Instalação da sede definitiva da Área de Proteção Ambiental (APA) Litoral Sul, em até 12 meses.
  • Criação de viveiro de mudas nativas em 5 meses.
  • Implantação do programa de educação ambiental itinerante “Dialogar” em até 6 meses.
  • Atualização do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro (GERCO) em 18 meses.
  • Ampliação da fiscalização na APA Litoral Sul, com atuação semanal.
  • Execução de projeto de restauração ambiental e medidas de controle de erosão, com início em 6 meses.
  • Realização de diagnóstico e mapeamento de ocupações em Áreas de Preservação Permanente (APPs).
  • Aprimoramento do saneamento básico e implementação de sistema de monitoramento ambiental.

 

O Município de Estância, por sua vez, formalizou a proposta de criação da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) das Dunas do Saco, com elaboração do plano de manejo até 31 de outubro.

O cumprimento das medidas será acompanhado por um Comitê de Fiscalização, composto por representantes do MPF/SE, Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE), Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e do próprio município de Estância.

Fonte: G1 Sergipe

Publicidade
Publicidade