PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Governo de Sergipe expõe potencialidades do estado a embaixador da Irlanda no Brasil

Visita ao Museu da Gente Sergipana foi encerrada com apresentação de quadrilha junina / Foto: Igor Matias

Convidado pelo Governo de Sergipe a conhecer as potencialidades culturais, sociais e econômicas do estado, o embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, esteve no Museu da Gente Sergipana na última terça-feira, 27. Em passagem por terras sergipanas, o diplomata esteve em contato não só com a renda irlandesa, produção originária de seu país natal que hoje tem Sergipe como seu grande produtor, como conheceu histórias e trabalhos de Aracaju e do interior.

A visita ao Museu da Gente se seguiu a uma passagem pelo município de Divina Pastora, principal cenário da produção da renda irlandesa no estado. Para o embaixador, a imersão sergipana deverá trazer bons frutos em um período próximo. “Quero agradecer, mais uma vez, a toda a gente sergipana. Estou me sentindo em casa aqui. Esses dias estão sendo muito especiais para mim, porque vamos voltar e falaremos a todos os diplomatas sobre o potencial de Sergipe”, sublinhou.

A estada do embaixador irlandês em Sergipe atende a convite da gestão estadual por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). Para o secretário da pasta, Jorge Teles, o fortalecimento da produção artesanal sergipana é somente um dos resultados positivos trazidos pela visita.

“Hoje é um momento muito importante. Recebi diversas mensagens das rendeiras dizendo que este dia é um sonho realizado. Quando nós nos unimos, sempre existem coisas boas para o estado, e é isso que queremos mostrar hoje”, disse o secretário da Seteem.

A diretora de Artesanato da Seteem, Daiane Santana, destacou o papel do Governo do Estado em prol do fortalecimento dos artesãos em Sergipe. “Nesta gestão, estamos com o planejamento de uma estrutura para gerar emprego e renda de forma qualificada, com capacitação. E os artesãos devem se sentir parte desse processo. Historicamente, eles foram renegados às margens, mas estamos em um governo no qual o governador acredita, acima de tudo, no sergipano. Prova disto é que a Irlanda já abriu os olhos para o nosso produto, para a nossa renda irlandesa”, pontuou.

Para o diretor do Museu da Gente Sergipana e superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, apresentar a cultura de Sergipe para representantes de outras nações significa expor Sergipe aos olhos do mundo. “Este espaço celebra as manifestações da cultura sergipana, mas dialoga com a tecnologia. Então, estamos misturando tradição e futuro. Também apresentamos hoje projetos desenvolvidos no estado tendo a renda irlandesa como inspiração, desde a moda até a arquitetura. Junto ao Governo de Sergipe, também estamos com diversas propostas sendo conduzidas. Entre elas, está a Casa do Artesão Sergipano, cuja fachada deve exibir o desenho da renda”, relatou.

Recepção

O presidente do Banese, Marco Antônio Queiroz, recepcionou os presentes de forma calorosa. “Toda a entrega do embaixador, do secretário Jorge e do governador Fábio representam esperança para o povo sergipano. Esta é a casa do nosso povo. Então, sejam bem-vindos”, disse.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, fez uma breve exposição sobre os investimentos do Governo do Estado no setor. “Estamos aqui para mostrar o potencial dessa indústria sem chaminé. A geração de emprego e renda é um dos eixos que norteiam a gestão, e o turismo promove essa movimentação”, salientou.

A presidente do Sebrae, Priscila Felizola, apresentou ações em prol da comercialização da renda irlandesa no estado. “O Sebrae busca promover a sustentabilidade social e econômica dos artesãos, incentivando o empreendedorismo, a gestão do negócio e a inovação. Queremos parabenizar ao Governo de Sergipe por essa visita, que representa a valorização do trabalho das artesãs, além de ser uma oportunidade única para fortalecer laços e explorar colaborações enriquecedoras”, avaliou.

Agenda

Ocorrendo nos dias 26 e 27 de junho, a visita do embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, teve como objetivo principal a promoção do intercâmbio cultural e comercial da renda irlandesa produzida no município de Divina Pastora. Na ocasião, foram articuladas tratativas sobre a viabilidade da realização de cursos, feiras e exposições envolvendo a produção artesanal. A expectativa do Governo de Sergipe e da Seteem é que, com o reconhecimento da nação na qual foi originada, a renda irlandesa alcance novos mercados e seja um impulsionador de laços e negócios.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade