PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Governo de Sergipe participa de Fórum do Selo UNICEF em Salgado

0dc479d82210a349e8f7c33f76944aa3

Na última quarta-feira, 23, a vice-governadora Eliane Aquino participou do 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF (2021-2024) no município de Salgado. O evento faz parte das tratativas para a obtenção do Selo UNICEF, que é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

O município de Salgado não está no território do semiárido, mas a prefeitura solicitou seu ingresso no Selo UNICEF Município Aprovado devido ao interesse em contar com o apoio do UNICEF para o encaminhamento de estratégias e ações para a melhoria dos  indicadores relativos à infância. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Em Sergipe,

Para a vice-governadora Eliane Aquino, o interesse do município de Salgado em aderir ao Selo UNICEF demonstra o compromisso da gestão municipal em trabalhar em prol das crianças e dos adolescentes. “O Selo UNICEF tem sido uma ferramenta fundamental de apoio para que municípios de todo o país atuem de maneira a melhorar a qualidade de vida dos nossos meninos e meninas. Acompanho a realização do Selo desde as gestões de Marcelo Déda enquanto governador. Participei de algumas solenidades de certificação e tenho certeza de que ficarei muito feliz em participar, caso a pandemia nos permita, da certificação de Salgado por conta de todo o empenho que a gestão municipal tem demonstrado”, comemorou a vice-governadora.

“São os jovens que vão construir o futuro e essa semente que plantamos hoje na nossa gestão vai se perpetuar por muitas gerações, então temos que realizar um trabalho de muita qualidade e direcionar políticas públicas para a infância e juventude. Precisamos de todos os nossos secretários trabalhando diuturnamente para que consigamos alcançar os nossos objetivos. Com certeza vamos encontrar barreiras e desafios, mas temos total possibilidade de superá-los em prol do nosso bem mais precioso: a população da cidade de Salgado” Givanildo Costa, prefeito de Salgado

Principal articuladora para a chegada do Selo UNICEF até a cidade de Salgado,a servidora  Ana Rose Oliveira explicou sobre todo o processo até a realização do fórum. “Surgiu a oportunidade de pedirmos ao UNICEF a adesão ao selo mesmo sem fazermos parte do semiárido. Quando recebemos a notícia de que tínhamos sido contemplados, começamos a correr atrás das tratativas para montar o Selo no município. Montamos a comissão intersetorial, depois montamos o um núcleo de adolescentes e aí chegamos hoje até o fórum, que é um dos pré-requisitos para receber, de fato, o Selo, que só vai trazer benfeitorias à cidade, porque através da metodologia que ele abrange, nós vamos conseguir muitas melhorias para a vida das nossas crianças e jovens”.

A metodologia do Selo UNICEF inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Selo UNICEF contribui para o alcance de oito dos 17  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global  acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030. São eles: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Redução das Desigualdades; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; Parcerias e Meios de Implementação.

Na oportunidade, o prefeito de Salgado também assinou o termo de adesão ao Sergipe pela Infância, um programa coordenado pela vice-governadoria de Sergipe e que pretende, junto com os municípios, criar estratégias de proteção e desenvolvimento saudável de crianças de zero a seis anos.

Fonte: Governo de Sergipe
Publicidade
Publicidade