PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Governo do Estado realiza mutirão de cirurgias de postectomia em crianças

slide_02076e8d980d7da862801ea5288dcaa3

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Organização Social de Saúde (OSS) Irmandade Boituva, realizou nesta quarta-feira, 22, um mutirão de cirurgias de postectomia em crianças. A ação aconteceu no Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, e teve como objetivo reduzir a espera pela cirurgia a partir da ordem da fila de espera.

A fimose é uma condição comum, presente em cerca de 95% dos recém-nascidos, e que, em alguns casos, exige intervenção cirúrgica para facilitar a higiene, evitar infecções e prevenir problemas na vida adulta. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, a ação é resultado do trabalho conjunto entre a gestão estadual e as Organizações Sociais.

“As OSS têm sido grandes parceiras na ampliação e melhoria dos serviços de saúde. A realização das cirurgias de postectomia representa um avanço importante, pois conseguimos atender todas as crianças que aguardavam pelo procedimento. Esse é o nosso compromisso de garantir acesso, qualidade e cuidado humanizado para a população sergipana”, afirmou o secretário.

Cuidado que transforma

A iniciativa trouxe alívio e esperança para dezenas de famílias que aguardavam pela cirurgia de seus filhos. Para as mães, ver o procedimento finalmente acontecer significou o fim da espera e o início de uma nova fase, com mais conforto e qualidade de vida para as crianças.

A dona de casa Joyce Santos compartilhou sua gratidão e alívio após o procedimento do seu filho, João Lucas, de 9 anos. “A cirurgia foi um sucesso e meu filho já se sente muito melhor. Ver que ele se livrou do desconforto que sentia me deixou emocionada e aliviada. Sou muito grata pelo cuidado e atenção de toda a equipe. Saber que ele recebeu um atendimento tão dedicado me traz tranquilidade e alegria”, disse.

Quem expressou o mesmo sentimento foi Jobson Inácio, pai de Tássio Felipe, de 7 anos. “Estamos muito aliviados e felizes com a realização da cirurgia do Tássio. Ele esperava há bastante tempo, e como pai, ver meu filho passando por essa situação é sempre angustiante. Agora, com o procedimento realizado, estamos aliviados. Sabemos que, para ele, que tem apenas 7 anos, tudo ainda é um pouco confuso. A oportunidade de participar desse mutirão foi muito importante para nossa família”, contou.

Já para a dona de casa Adriele Conceição, mãe de Kadu, de 4 anos, a iniciativa veio para beneficiar muitas crianças: “Estou muito feliz e aliviada com a realização da cirurgia do meu filho. Aguardávamos por esse momento e, durante esse tempo, vimos como a situação impactava sua qualidade de vida.  Agora, ver que ele foi atendido e está mais confortável nos traz um grande alívio”.

Triagem e avaliação médica

Inicialmente, as crianças passaram pela triagem para avaliação médica, atualização vacinal, coleta de exames laboratoriais pré-operatórios, consultas e orientações. Durante o dia das marcações, o Hospital se transformou em um espaço lúdico e acolhedor. As crianças e suas famílias puderam participar de um momento especial, com pula-pula, pipoca, algodão doce, presença dos mascotes Bitu e Zé Gotinha, e atualização dos cartões de vacina.

Segundo a diretora de Gestão e Projetos das Organizações Sociais da SES, Jória Dias, a iniciativa demonstra o impacto positivo das OSS’s em conjunto com o estado. “Cerca de 33 pacientes aguardavam por cirurgias de postectomia. As crianças, entre 2 e 12 anos, passaram por triagem e exames, e os procedimentos começaram a ser realizados neste mês de outubro, conforme a disponibilidade médica e a prioridade definida. Isso reforça o compromisso das Organizações Sociais em parceria com o estado em ampliar o acesso à saúde”, destacou.

Fonte: Governo de Sergipe
Publicidade
Publicidade