PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Governo e 46 municípios são reprovados em avaliação

jackson

A política educacional do Governo do Estado recebeu sua pior nota da história na avaliação dos professores do ensino público. O resultado de mais uma edição da ‘Prova Final da Gestão da Educação Pública’, organizada pelo sindicato da categoria, foi divulgado nesta quinta-feira, 28. A nota 0,8 é pior do que a 0,9, recebida no ano passado.

O Governo, aliás, vem em decadência na ótica dos professores. Nos últimos cinco anos, despencou de 4,6, que já estava abaixo da média [5,0], para a atual nota. Dos 75 municípios sergipanos, 46 foram reprovados pelos professores. Aracaju não entra na avaliação porque os professores municipais fazem parte de outro sindicato.

Reposta do Governo

O Governo de Sergipe entende que manifestações são legítimas, mas discorda da avaliação apresentada pelo Sintese sobre o ensino público no estado. A rede Pública de Ensino tem alcançado avanços nunca vistos em Sergipe, a exemplo da aprovação de alunos da rede na Universidade Federal de Sergipe. Em quatro levantamentos nacionais divulgados este ano, realizados por fontes oficiais do Ministério da Educação, a Rede Pública de Ensino de Sergipe vem apresentando resultados positivos e históricos.
 
O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgado em novembro deste ano, aponta os avanços de Sergipe, que saltou da 23ª para a 20ª colocação no ranking nacional. O IOEB, assinado pelo Ministério da Educação, identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional.
 
A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgada em outubro também pelo INEP/MEC, aponta que as escolas da rede estadual aumentaram o nível de Português e Matemática. No Português, o índice desejável de leitura subiu de 3,67% para 5,75% e o nível adequado de leitura de 34,99% elevou para 36,33%. Quanto a Matemática, a pesquisa informa que houve melhorias dos índices na rede estadual, passando o índice adequado de 11,75% para 13,15% e de 11,27% para 13,95% dos índices desejáveis.
 
Em relação ao Enem 2016, divulgado em 2017, duas unidades escolares da rede estadual foram alçadas a condição de melhor escola pública do país em média de notas no ranking nacional: o Centro de Excelência Atheneu Sergipense (Aracaju) e o Colégio Estadual Dr. Milton Dortas (Simão Dias).
 
Quanto aos Indicadores de Fluxo Escolar na Educação Básica (Inep), pode-se constatar que os números estão sempre próximos da média nacional, ou seja, as taxas de repetência foram verificadas em todo país na 1ª série do ensino fundamental de 3.1% e na 3ª série do ensino médio de 4.8%.
 
Ainda há de se destacar que é público, através do Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino do Governo de Sergipe, que o Estado já havia investido de 25% do limite constitucional até setembro.
 
Há também melhorias em curso quanto à utilização das tecnologias em sala de aula e na administração escolar, além de projetos que valorizam a formação continuada, o incentivo à leitura, melhoria da infraestrutura e de gestão de pessoal e escolar.
Fonte: Ascom
Publicidade
Publicidade