PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Governo investirá em Programa de Incentivo à Pesquisa e Inovação nas escolas estaduais

05ddbfc6189cf6bdd330ad7b604a100c

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovou na última quarta-feira, 30, o projeto Lei nº 108/2022, que institui o Programa de Incentivo à Pesquisa e Inovação para a rede pública de ensino, denominado “Pesquisa na Escola”. De autoria do Governo do Sergipe, a iniciativa tem a finalidade de conceder auxílios e bolsas para financiar o desenvolvimento de projetos científicos, tecnológicos e de inovação na rede pública de ensino, como estimular a pesquisa e a produção científica, incentivar a participação de estudantes em atividades tais como feiras, olimpíadas e eventos, despertando o interesse por carreiras na área da ciência, além de impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Os eixos contemplados pelo programa serão financiados da seguinte maneira: o incentivo à realização de eventos pode ocorrer na forma de promoção direta pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) ou no financiamento total ou parcial de eventos propostos pelos beneficiários do programa, por meio da concessão de auxílios em editais específicos. Já os auxílios têm caráter indenizatório e consistem em apoio financeiro destinado a custear determinadas despesas previstas no edital, podendo contemplar o pagamento de passagens, diárias, alimentação, custos de evento, entre outras que estejam relacionadas ao programa.

De acordo com superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, o Programa Pesquisa na Escola vai expandir as possibilidades na área científica em torno das ações já desenvolvidas nas comunidades escolares, e que são amplamente apoiadas pela Secretaria de Estado da Educação. Outro ponto tratado por ele é que o programa também “fomentará a interação entre escolas de educação básica, instituições de ensino superior e outras instituições de ciência, tecnologia e inovação, em consonância com as medidas de incentivo à inovação e à pesquisa no Estado”, completou.

Vale ressaltar que vários projetos de apoio e fomento às pesquisas vêm sendo desenvolvidos na rede estadual, em parceria com Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec). Ao todo, são seis editais em andamento, três dos quais encontram-se com sistema aberto para recebimento de propostas. Com investimentos de mais de R$ 8 milhões, o programa Pesquisa na Escola atualmente contempla: Projetos coordenados por professores da rede; Projetos coordenados por professores de Instituições de Ensino Superior; Projetos de Feiras Científicas Escolares, Feira de Ciências Estadual e de apoio a realização de Olimpíadas Científicas. Os editais em aberto podem ser acessados no site da Fapitec.

Acesse os editais: https://fapitec.se.gov.br/editais-abertos/

Fonte: Governo de Sergipe

Publicidade
Publicidade